Curso de Gestão Ambiental participa de Formação para Avaliadores de Feira de Ciências

Em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEC/Furg), Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Pelotas (SMED) e Curso de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Pelotas (CGA/UFPel), foi realizado o Curso de Formação para Avaliadores em Feiras.

Os avaliadores são instruídos e treinados para pontuar e classificar projetos inscritos em uma feira de ciências, utilizando instrumentos de avaliação específicos para essa finalidade. A iniciativa de promover o curso de capacitação de avaliadores surgiu a partir da organização da Feira de Conhecimentos 4.0, evento promovido pela SMED e que abrange todas as escolas municipais de Pelotas. A capacitação dos avaliadores permitirá que atuem em qualquer evento que possua a inscrição de projetos e/ou trabalhos técnico-científicos.

O curso foi organizado pela coordenadora da SMED, professora Flávia de Nobre Campelo, e ministrado pela doutoranda do PPGEC/Furg, professora Gabriela Soares Traversi. O público-alvo era composto por estudantes do Curso de Gestão Ambiental da UFPel. A atividade foi realizada no dia 16, na SMED.

Na ocasião, Flávia destacou a importância da parceria entre ensino superior e educação básica e ainda a formação de avaliadores para contribuírem na Feira, evento organizado pela SMED possibilitando a participação de todas as escolas municipais de Pelotas. Já a palestrante relacionou a formação de avaliadores como uma prática a ser aplicada não somente para avaliação de trabalhos e projetos, mas como um conteúdo multiconhecimento para demais aplicações profissionais.

De acordo com a coordenadora do CGA/UFPel, professora Fernanda Medeiros Gonçalves, a formação de avaliadores também contribuirá para a qualificação dos projetos a serem apresentados na 3ª Feira de Ciências Ambientais, atividade extensionista que está sendo desenvolvida na disciplina de Fundamentos de Química Ambiental. A Feira de Ciências Ambientais ocorrerá dia 23 de novembro, no Campus 2 (Rua Almirante Barroso, 1.202), sala 302, contando com a participação de estudantes das escolas públicas municipais de Pelotas.

Publicado em 23/09/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags alunos, Ciências, Estudantes, Gestão Ambiental.