Projeto promove ação de alongamento, relaxamento e meditação

O projeto “Olhar para Si”, ligado ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), abriu inscrições para aulas práticas semanais com foco em exercícios de respiração consciente, realização de posturas corporais psicofísicas e meditação. A proposta promove alongamento e relaxamento corporal de jovens e adultos a partir dos 14 anos.

O projeto foi idealizado para pessoas jovens e adultas que estejam sentindo a necessidade de uma prática de cuidado de corpo e mente e de um tempo e espaço dedicados ao contato mais íntimo consigo. De acordo com a coordenadora, professora Maria Amélia Gimmler, do Curso de Licenciatura em Teatro, espera-se promover um tempo-espaço para que as pessoas da comunidade possam realizar uma prática corporal guiada para seu bem estar físico e mental.

O objetivo é proporcionar um momento de relaxamento, alongamento e consciência corporal para pessoas da comunidade em geral, mais especificamente da comunidade do campus Porto da UFPel e comunidade acadêmica da região interessadas. Aliado a isso, busca estimular a criação do hábito de se reservar um tempo-espaço dedicado ao cuidado de si dentro da rotina semanal de trabalho e estudos.

Serão realizadas aulas semanais com a duração de 50 minutos. As aulas práticas terão como objetivo principal o alongamento e relaxamento das tensões. Serão utilizados alguns aspectos da prática de yoga como meio de dirigir a atenção sobre si mesmo, como a prática posturas psicofísicas (Asanas), da ação consciente de conectar movimentos com a respiração (Vinyasa) e da busca de regulação da energia vital através do controle da respiração (Pranayama) e do exercício da meditação de tranquilização.

A prática será realizada uma vez por semana, sempre às sextas-feiras, das 18h às 18h50min, na sala 101 do Bloco 2 do Centro de Artes (Rua Álvaro Chaves, 65), com condução da professora Maria Amélia Gimmler. As vagas serão distribuídas por ordem de inscrição, que deverão ser feitas pelo e-mail olharparasi.ufpel@gmail.com, contendo nome completo, idade, CPF e número de matrícula, se for o caso.

Esse é um projeto-piloto, que poderá ser prorrogado e ter suas ações ampliadas para o segundo semestre letivo de 2022.

Origem
“Olhar para Si e se Observar” é o título de uma subseção da tese de doutorado da professora proponente, que foi realizada na Universidade Federal da Bahia. A tese trata da criação colaborativa em tempos de crise da democracia no Brasil. Na referida subseção a autora defende a importância do trabalho sobre si mesmo e da auto-observação para a formação de sujeitos mais aptos a respeitarem diferentes visões de mundo e assim aprimorarem suas habilidades imaginativas voltadas para as criações colaborativas.

Publicado em 14/09/2022, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags alongamento, Centro de Artes, Comunidade, Meditação, Teatro.