Desafio promove palestra “Como as mulheres morrem de misoginia?”
O Desafio Pré-Universitário Popular, projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas, promove, na próxima segunda-feira (5), às 15h, a palestra aberta “Como as mulheres morrem de misoginia?”. A atividade, que conta com a parceria do projeto Mais Juntas e do Núcleo de Gênero e Diversidade (Nugen), será ministrada pela jornalista Niara Oliveira.
Escritora e ativista pelo fim da violência contra a mulher, Niara trabalha há mais de 30 anos com o tema. É coautora do livro “Histórias de morte matada contadas feito morte morrida”.
A promoção da palestra surge da proposta da disciplina Atualidades, que tem por objetivo ligar a pedagogia histórico-crítica e a situação educacional. A ideia desse componente curricular é contextualizar, de forma crítica, os acontecimentos do cotidiano.
Dessa forma, o tema da palestra foi escolhido pela sua relevância social, afinal o Brasil é 5º país que mais mata mulheres no mundo. Dessas feminicídios, 90% são efetuados por companheiros ou ex-companheiros das vítimas. Os índices de assassinatos de transexuais e travestis brasileiro é o mais alto do mundo.
A atividade ocorrerá no auditório acadêmico do quarto andar do Campus Anglo.