Encontro de Pesquisa em Música disponibiliza anais do evento
A Comissão Científica do 4º Encontro de Pesquisa em Música da Universidade Federal de Pelotas (EPMU/UFPel) publicou os anais do evento, que ocorreu em 2021 depois de um longo hiato.
A edição anterior do evento havia sido realizada em 2018, em fluxo anual contínuo. Em 2019 a UFPel veio a concentrar esforços para sediar o 29º Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM). Já em 2020, as incertezas ocasionadas pela pandemia do Covid-19 atingiram a conjuntura das atividades acadêmicas, impossibilitando os preparativos para o EPMU. Finalmente, em 2021, foi realizada a tão aguardada 4ª edição, obtendo, segundo a comissão organizadora, resultados que merecem comemoração.
A parceria entre o Grupo de Pesquisa em Ciências Musicais da UFPel (CIMUS), o Laboratório de Etnomusicologia (LabEt) e a Discoteca L. C. Vinholes possibilitou a união de esforços para levar a cabo o Encontro de forma totalmente remota e aberta. “Realizamos um verdadeiro mergulho nos ambientes virtuais, utilizando uma combinação de softwares como Even3, Zoom, StreamYard e a plataforma YouTube. Para nós, até então acostumados ao gerenciamento de eventos presenciais, foi uma aventura inteiramente nova. Como resultado, tivemos um público de acadêmicos amplo e diversificado que superou largamente o que havíamos antecipado”, relatam os integrantes do CIMUS.
De modo paralelo à publicação dos anais, a organização teve a possibilidade de registrar e disponibilizar todo o evento no formato audiovisual, através do Portal EPMU. Portanto, o leitor que queira complementar seu embasamento poderá acessar os vídeos com as narrativas verbais dos autores dos trabalhos registrados, bem como as discussões que se sucederam.
Crescimento
Do ponto de vista quantitativo, em comparação às edições anteriores, o evento registrou crescimento em todos os indicadores, reunindo participantes de todas as regiões brasileiras. Se a 3ª edição apresentou 27 trabalhos, a 4ª contou com 43 comunicações, além de três performances musicais comentadas durante o evento, e resultou nos 29 artigos apresentados nos anais. Segundo os organizadores, tal retorno se deve à conveniência econômica e logística da interação via ecrã, bem como às ferramentas digitais de divulgação (possibilitando que a informação chegue quase instantaneamente ao conhecimento de pesquisadores em todo o território nacional). “Cremos, contudo, que a divulgação científica como atividade extensionista canalizadora do conhecimento, e viabilizadora de fóruns fecundos de ideias e criatividade, seja a grande razão do sucesso do 4º Encontro de Pesquisa em Música da UFPel”, analisam.
Segundo o grupo, os anais refletem os valores do EPMU, na medida em que validam o amplo espectro da investigação em Música. Em sua perspectiva acadêmica, o evento acolheu as produções de pós-graduação, de pesquisadores independentes e especialmente do trabalho desenvolvido em nível de graduação. Este último é especialmente caro ao evento em função de representar o conjunto de atividades investigativas desenvolvidas no seio da UFPel.