Anemia em crianças é tema de estudo no doutorado interinstitucional na UFPel

A ocorrência de anemia em crianças uruguaias de seis a 24 meses de idade e seus fatores associados foi o tema da primeira defesa do Doutorado Interinstitucional (Dinter) ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (PPGEnf/UFPel) à Faculdade de Enfermagem da Universidade da República do Uruguai (Udelar). A autoria é de Florência Ceriane Infantozzi, discente do Dinter.

A anemia ferropriva – por deficiência de ferro – é comum em crianças pequenas, devido às altas necessidades de ferro necessárias ao crescimento e desenvolvimento, particularmente durante os primeiros dois anos de vida. Ainda é um importante problema de saúde pública com consequências biológicas, econômicas e sociais.

Segundo a pesquisadora, apesar das diferentes ações realizadas no âmbito da saúde pública, a anemia se mantém como problema no Uruguai. “A tese tem o objetivo gerar evidências que contribuam para reduzir a ocorrência de anemia ferropriva nas crianças menores de dois anos no Uruguai”, afirma. Os dados do trabalho são oriundos do “Inquérito Nacional de Aleitamento Materno, Práticas Alimentares e Anemia”, estudo transversal realizado nos anos de 2019-2020, financiado pelo UNICEF e executado pela Rede Uruguaia de Apoio a Nutrição e Desenvolvimento Infantil (RUANDI).

O estudo apontou que a prevalência de anemia foi de 27% e, nas crianças de famílias que recebiam benefícios do “Plan Cercanias” – programa social uruguaio voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade social -, a chance de ter anemia foi 4,8 vezes maior comparadas àquelas não beneficiárias. No caso de a mãe ter tido anemia na gravidez a chance foi 4,6 vezes maior, ser usuário do setor público de saúde a chance foi de 2,6 maior e 2,2 vezes maior no caso de a criança ter nascido por cesariana. “Nenhum dos fatores associados resultantes do modelo está relacionado a causas exclusivas da criança, mas correspondem a causas externas”, aponta a pesquisa.

Os resultados enfatizam a importância de abordar o problema com uma perspectiva integradora, interdisciplinar, com abordagem multicausal. A tese foi orientada pelos professores Elaine Thumé e Fulvio Nedel.

Doutorado Interinstitucional
O Doutorado Interinstitucional (Dinter) ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem é uma iniciativa que valoriza o compromisso das instituições na formação de pesquisadores.

A proposta do Dinter está alicerçada na experiência acumulada e tem por objetivo a consolidação da internacionalização do PPGEnf ao apoiar de forma solidária a formação do corpo docente da Udelar, notadamente para os cursos da área da saúde, de modo a ampliar o número de doutores e auxiliar na expansão e no alcance da autonomia para a criação de seus Programas de Pós-Graduação na instituição do Uruguai.