UFPel apresenta projeto do novo HE ao deputado Daniel Trzeciak

A proposta de ampliação e sede própria do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi apresentada na manhã desta terça-feira (05) ao deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB/RS). A reitora Isabela Andrade e a superintendente do HE, Carolina Ziebell, acompanhadas da equipe de gestão central do Hospital, falaram ao parlamentar sobre a importância do projeto para a qualificação da saúde da região, aliando assistência, ensino e inovação. Na ocasião, Trzeciak reafirmou apoio à causa e colocou-se à disposição para colaborar nos próximos movimentos em busca da concretização do projeto.

Durante a visita, a superintendente destacou o papel e a atuação do HE, que é considerado de médio porte, com atuação 100% SUS e de vocação em oncologia e gestação de alto risco, o que já traz no cerne da instituição a alta complexidade. É o hospital que tem o maior número de procedimentos e consultas contratualizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Além disso, é espaço de formação para estudantes de nove áreas da saúde. O Hospital atende os requisitos para fazer assistência à população, mas precisa de espaço e estrutura para qualificar o ensino. “Nossa inserção na saúde da região é muito importante. E estamos hoje na nossa capacidade operacional máxima dentro desse espaço”, pontuou.

O projeto para a nova sede vai adequar a integração entre assistência e ensino, ampliando a inserção na rede de saúde e a oferta de leitos e serviços, também criando condições para o desenvolvimento de seu parque tecnológico. O projeto prevê um Hospital de 30 mil m2, com investimento de R$ 150 milhões. O prazo estimado para a obra é de três anos. A intenção é que a licitação ocorra este ano, para que a obra seja iniciada no ano que vem. A busca de recursos foca nos blocos 1 e 2 – o Bloco 3 já está construído.

Desde seu surgimento, o HE da UFPel sempre esteve em locais alugados. Atualmente, o HE da UFPel é o único da Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, à qual é vinculado), que não possui sede própria.

O gerente de Ensino e Pesquisa do HE, Tiago Collares, ressaltou ainda que se trata de um projeto sério, sustentável, e que oportunizará a busca de inovação em saúde, por oferecer condições de agregar pesquisa e tecnologia no espaço. “O HE merece mais do que ele é hoje. E pode oferecer muito mais, porque estamos na fronteira do conhecimento”, afirmou, observando ainda que se trata de um apoio permanente, tendo em vista que o Hospital, nessa seara, precisará de atualização constante.

O deputado ressaltou a importância do trabalho do HE, que acompanha de perto. “Quero dizer do meu empenho. Contem comigo. O que puder fazer, vou fazer. Tenho contemplado os hospitais de Pelotas e quero poder deixar um legado para o novo HE por acreditar que a UFPel fomenta a economia da região e o ensino”, disse.

A intenção dos gestores da UFPel é visitar os demais deputados e também cumprir agenda em Brasília, em maio, para levar projetos e pautas da região, dentre elas a nova sede do HE e a BR-116. Uma audiência com o Tribunal de Contas da União (TCU) também está prevista. Trzeciak foi convidado a estar presente e somar ao grupo que representará a bancada gaúcha nesse momento. “Essa pauta não é de Pelotas ou da UFPel, mas da região. É importante estarmos juntos”, salientou a reitora. “A saúde não tem partido político e é necessário o apoio e o recurso de todos”, ecoou o parlamentar.

Também participaram da reunião as gerentes de Atenção à Saúde, Cristiane Becker Neutzling, e Administrativa, Danielle Nolasco Zaffalon.

Veja aqui outras manifestações de apoio à causa, feitas durante a Audiência Pública promovida pela Assembleia Legislativa.

Publicado em 06/04/2022, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags HE, Hospital Escola.