Início do conteúdo

Audiência Pública evidencia apoio à construção do novo Hospital Escola

Lideranças políticas, educacionais e da área da saúde, servidores, estudantes, profissionais e outros membros da comunidade estiveram reunidos na Audiência Pública em defesa do novo Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel). Com proposição da Frente Parlamentar criada para essa finalidade, a atividade ocorreu na tarde desta segunda-feira (14), no Centro de Artes da UFPel e também de forma virtual, reunindo mais de cem pessoas. As manifestações, vindas de variadas personalidades e linhas políticas, tinham em comum o tom de união e empenho para tirar do papel o projeto da sede própria do HE.

A superintendente do Hospital Escola, Carolina Ziebell, apresentou o projeto em detalhes, pontuando ainda as principais características do Hospital, seus pontos fortes e também gargalos, que devem ser sanados com a construção da nova sede. A gestora ressaltou ainda a natureza do HE como hospital de ensino, pautado pelo propósito da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), à qual é ligada: ensinar para transformar o cuidar. Carolina fez um resgate histórico da entidade, mencionando que desde o seu surgimento o HE sempre esteve em locais alugados. “A sede própria é um sonho antigo”, disse. A sustentabilidade e saúde financeira do Hospital, alcançados em 2019, e a inauguração do Bloco 3 do novo HE – o princípio da sede própria -, em 2020, foram momentos significativos citados pela superintendente. Atualmente, a busca de recursos foca nos blocos 1 e 2. “Nossos pontos fracos são praticamente todos ligados à infraestrutura”, disse, destacando ainda que o novo espaço foi projetado para atender a comunidade e formar profissionais com excelência, com atenção à função social, otimização de fluxos e procedimentos de trabalho, meio ambiente, eficiência energética e sustentabilidade – algo que se possa continuar mantendo com recursos próprios. “O resultado será a melhoria da prática do ensino, qualificando a assistência à saúde da região”, adiantou.

O projeto prevê um Hospital de 30 mil m2, com custo de R$ 150 milhões (veja mais detalhes abaixo). O prazo estimado para a obra é de três anos. “Estamos apostando muito nesse projeto e precisamos de apoio”, sublinhou.

A reitora Isabela Andrade agradeceu a proposição do evento e reforçou a atuação do HE como hospital de ensino. “E por que a gente salienta isso? Porque os espaços planejados são diferentes dos de um hospital tradicional”, esclareceu, abordando as necessidades específicas da edificação nesse sentido. “Hoje temos 175 leitos. Teremos 250. É um aumento bastante significativo. E precisamos ‘dar o passo conforme as pernas’”, disse, referindo-se à sustentabilidade. Por fim, pediu à comunidade, universitária e externa, que some esforços pela causa. “Conclamo para que a gente some juntos para tirar do papel esse projeto tão importante para todos nós”, disse.

Encaminhamentos
Além de elaboração de uma síntese do que foi falado na Audiência Pública para ser entregue a cada deputado e senador, foi decidido que a bancada da região, junto à reitoria e à superintendência do Hospital, farão uma reunião com prefeitos e secretários de saúde dos 22 municípios da zona Sul a fim de formar um grande bloco político de defesa da proposta. Além disso, haverá uma reunião da bancada gaúcha para colocar o projeto como prioritário. Também será articulada uma agenda com os ministérios da Educação e Saúde e uma audiência com o Tribunal de Contas da União (TCU).

O que eles e elas disseram
As falas foram unânimes em destacar a importância do Hospital, a necessidade de articulação imediata e mobilização pela saúde.

“Queremos construir mais do que já se fez. A gente sabe o valor dessa Universidade, do Hospital Escola, onde além de conhecimento técnico, se aprende a humanização”.
Deputada Zilá Breitenbach (PSDB), presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa/RS

“Queremos contribuir em tudo o que já foi feito e precisamos da atitude e da articulação da região. Quero acreditar que poderemos ter um hospital que incremente, com suas especialidades, a assistência em saúde. Há um cenário de recursos escassos e temos que buscá-los no Tesouro e, dentro das possibilidades, de emendas parlamentares. Lutar pelo ensino público é lutar pela vida das pessoas. E essa é uma luta da região”.
Deputado Zé Nunes (PT), presidente da Frente Parlamentar pela Conclusão do Hospital Escola da UFPel

“O processo está desencadeado; é só prosseguir. Podemos colaborar pelas emendas e o Hospital pode inscrever-se para pleitear a verba de comissão de bancada. Também sugiro visita a Brasília, aos ministérios da Educação e da Saúde, para busca de recursos e autorizações”.
Senador Lasier Martins (Podemos-RS)

“Esse é um assunto que só precisa de mobilização. Todos sabemos do que precisamos: um hospital de médio porte, que dê conta de ensino e pesquisa – sua função original -, atividades administrativas e assistenciais – que é o objetivo da nossa região. O HE é o único hospital da Ebserh que não tem sede própria, e, de todos, foi o primeiro a atingir equilíbrio financeiro, além de ser o mais bem avaliado da rede. O HE faz há anos assistência de excelência. A pauta é maior do que qualquer divergência política”.
Pedro Hallal, ex-reitor da UFPel e pesquisador da área da saúde

“Antes, defendíamos um hospital com maior número de leitos. Após a conversa com a reitoria, entendemos e defendemos que os 250 leitos vão, sim, atender à demanda. Essa bandeira é de todos nós e precisamos avançar de imediato”.
Paulo Coitinho (Cidadania), vereador

“A Secretaria Municipal de Saúde é parceira nesse projeto, assim como o HE é nosso parceiro. Dentro daquilo que é sustentável e viável, tem o apoio do município”.
Caroline Hoffmann, representante da Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas

“Agradeço o apoio que a Universidade dá e os serviços que presta. Falo pelos meus colegas secretários que o tema é de extrema importância. O HE tem que ser feito. Contem com os 22 secretários da região para que a gente finalmente possa ter a sede do Hospital Escola”.
Celso Caetano, secretário de Saúde de Pedras Altas e representante dos secretários de Saúde da Zona Sul

“Precisamos consolidar os serviços hospitalares públicos e avaliar a possibilidade de ter um aumento no número de leitos. Coloco-me à disposição”.
Deputado Fernando Marroni (PT)

“Reforço a importância dessa instituição para a saúde da população, que mostrou sua grandiosidade na pandemia. Mesmo com subfinanciamento conseguiu se reinventar e atender a comunidade, com um trabalho de excelência, qualidade e sustentabilidade: é isso que a gente espera e precisa”.
Rosângela Schneider, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS)

“Reafirmo meu compromisso com o Hospital. Precisamos que o governo federal coloque no radar recursos para a construção da sede própria do HE em uma região que vem dando sinais de necessidade de ampliação na saúde. É melhor o feito do que o perfeito. Vamos fazer o hospital que é viável e essa articulação política é essencial para concretizar isso o mais breve possível”.
Deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB-RS)

“Nosso país precisa de projetos assim: bem estruturados, que dialoguem com a necessidade do povo. Vamos fazer todos os esforços para que possam acessar recursos e dialogar com os ministérios. Estamos mobilizados para que essa nova sede seja concretizada. Vida longa ao HE!”.
Reginete Bispo, senadora suplente do senador Paulo Paim (PT)

“O tema é uma prioridade para os alunos da área da saúde. Os blocos do HE não são um fim em si mesmos, mas estruturados para oferecer oportunidade e viabilidade de ensino e pesquisa, com espaço digno entre os leitos para acompanhar os preceptores e salas para que possamos debater e construir conhecimento. A ampliação dos ambulatórios e especialidades contribuirá para a formação”.
Thales Aguiar, representante do Diretório Acadêmico do curso de Medicina da UFPel

“É uma pauta extremamente importante. O projeto deixa bem claro quais são as ações que precisamos para os próximos anos, com a manutenção de serviços que já existem e recursos para novos, sem perder qualidade. Não podemos deixar de atender a demanda reprimida”.
Deputado Faisal Karam (PSDB)

“Estamos diante de uma reivindicação extremamente justa e necessária. Pelotas e região precisam de um hospital de alta e média complexidade que também sirva evidentemente como um hospital de ensino qualificado para os diferentes profissionais da área da saúde. É uma batalha grande: um hospital não pode ser construído e equipado com base em recursos de emendas. É importante que a bancada gaúcha sinalize seu apoio escolhendo essa como uma das pautas prioritárias. Deve haver um aporte para demonstrar apoio político, mas tem que ser essencialmente bancado pelo orçamento da União”.
Deputado federal Henrique Fontana (PT-RS)

“Importante salientar a participação conjunta da AL, da Câmara de Pelotas, das administrações da UFPel, autoridades e profissionais da saúde para que esse sonho se realize. Esse conjunto de atores que tem trabalhado nisso é essencial. Nos unamos na busca de recursos e indiquemos emendas para contribuir com essa obra tão importante para que possamos cada vez mais sermos referência na região Sul”.
Deputado Luiz Henrique Viana (PSDB)

O HE no presente
– Filiado à Rede Ebserh
– Alta Complexidade em Oncologia
– Campo de estágio para nove cursos da UFPel
– 100% SUS e 100% público
– Prestador de serviços do gestor municipal
– 120 residentes/ano
– 1,1 mil estudantes/ano
– 175 leitos de internação hospitalar
– 150 leitos de internação domiciliar
– 11 unidades de internação
– 341 internações de pacientes/mês
– 28 mil atendimentos ambulatoriais/mês
– 1,6 mil trabalhadores
– Integração com a rede de saúde local
– Valorização e respeito às diretrizes do SUS
– Relação com a Regulação Municipal
Covid
Hospital referência
Subsídios técnicos ao gestor SUS
Integração dos prestadores com o gestor
– Sustentabilidade (custeado pelo contrato SUS)
– Eficiência (avanços na gestão clínica)
– Hospital de Médio Porte
– Atende a 22 municípios da região
– Atenção Domiciliar (Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar – PIDI e Melhor em Casa)
– Estrutura de saúde de referência para Pelotas e macrorregião, ofertando assistência à saúde em áreas de extrema necessidade e relevância, como oncologia, infectologia, gestação de alto risco, UTI Neonatal e consultoria em cuidados paliativos

Futuro
– 250 leitos de internação
– 7 salas cirúrgicas
– 1 Centro de Parto Normal
– 20 leitos de UTI Adulto
– 20 leitos de UTI Neonatal e Semi-Intensiva
– 10 leitos de UTI Pediátrica
– 3 Salas de Endoscopia
– Agência Transfusional
– Anatomia Patológica
– Auditórios
– Banco de Leite Humano
– Centro de Reabilitação
– Centro de Ensino por Simulação
– Desintometria
– Farmácia Escola
– Nutrição e Dietética
– Refeitório
– Ressonância Magnética
– Salas de Aula
– Unidade de Hemodiálise
– Unidade de Isolamentos
Localização: rua Almirante Guilhobel, 221, próximo à Estação Rodoviária

Plano de Ação
Divulgação do projeto – desde 1º semestre de 2021
Captação de recursos – a partir do 1º semestre de 2022
Licitação – 2º semestre de 2022
Realocação do Ambulatório Central – 1º semestre de 2023
Início da execução – 1º semestre de 2023