Início do conteúdo

UFPel e UFSC sediam evento sobre processamento digital de sinais visuais

A UFPel, através do Video Technology Research Group (ViTech) e do Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC), em conjunto com a UFSC, através do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC), promovem o IEEE SPS/CASS Seasonal School on Digital Processing of Visual Signals and Applications (IEEE DPVSA). O evento é totalmente virtual e gratuito e acontece entre os dias 26 e 29 de outubro. Esta é a segunda vez que a UFPel organiza o evento e, neste ano, está sendo coordenado pelos professores Guilherme Corrêa, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec) da UFPel, e Mateus Grellert, da UFSC.

A IEEE DPVSA é um evento realizado anualmente e busca promover um ambiente para troca de ideias e discussões dos desafios da área de processamento de sinais visuais, congregando especialistas nacionais e internacionais da academia e da indústria.

Neste ano, o evento conta com mais de 260 participantes, vários dos quais são do exterior. A programação conta com cinco palestras do exterior e oito palestras nacionais, com palestrantes oriundos da academia e de empresas, incluindo universidades como INSA – França, RWTH Aachen University – Alemanha, Università degli Studi di Napoli Frederico II – Itália, Instituto de Telecomunicações – Portugal e UFPel, UnB, UFF e UFSC do Brasil; e empresas como Netflix, Pixforce, Globo.

Além dos palestrantes, esta edição da IEEE DPVSA contou ainda com sessões de pôsteres com 39 trabalhos selecionados, apresentados por alunos de graduação e pós-graduação oriundos de diversas instituições do Brasil e do exterior. A cerimônia de abertura foi realizada no primeiro dia do evento e contou com a participação do diretor-presidente da FAPERGS e atual presidente do CONFAP, Odir Dellagostin, do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFPel, Flávio Demarco, do professor do CDTec, Luciano Agostini, do professor da UFSC, Edson Roberto de Pieri, dos professores da UFRGS, Jacob Scharcanski e José Rodrigo Azambuja, além dos dois coordenadores da DPVSA.

Todas as falas foram de valorização da realização deste evento e de sua importância para a UFPel, UFSC e para a área no Brasil. De acordo com o professor Guilherme Corrêa, a organização do evento neste ano precisou enfrentar os desafios causados pela pandemia, que novamente impossibilitou a reunião física dos participantes. “Entretanto, uma das vantagens da realização virtual do evento é a possibilidade de ter participação de palestrantes internacionais de relevante atuação na área, tanto da academia quanto da indústria.”, destaca o professor. O professor Mateus Grellert ressaltou a importância da busca em igualdade de gênero na área, destacando que “nesta edição seis dos 13 palestrantes são mulheres. Defendemos que as mulheres tenham mais representatividade nas áreas das ciências exatas. Nosso objetivo é promover a igualdade de gênero na área de computação, que ainda é majoritariamente ocupada por homens cis”.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site do evento em https://wp.ufpel.edu.br/dpvsa2021/ ou na página do evento no Facebook e Instagram (@IEEEdpvsa).