UFPel promove live comemorativa ao Centenário de Paulo Freire
Na última terça-feira (21), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), promoveu através do canal do YouTube uma live comemorativa ao Centenário de Paulo Freire, abordando a temática “Educação para Esperançar”, com a palestra da professora da Universidade de São Paulo, Lisete Arelaro, do professor da Universidade de Caxias do Sul, Danilo Streck e mediação do professor da UFPel, Gomercindo Ghiggi.
O momento de abertura contou com a fala da vice-reitora da UFPel, Ursula Rosa da Silva, que explicou que o evento além de uma homenagem ao mês centenário do patrono da educação brasileira, também representa a importância do exercício do pensamento atualmente e a necessidade de consciência sobre os acontecimentos do redor, como forma de luta contra condições injustas. “Freire entendia que educar é um exercício de educar a si e ao outro, sendo um ato político. Significando que a educação não se limita ao espaço formal e institucional, mas aos contextos sociais, políticos e existenciais. Para ele a aprendizagem necessita de criatividade e para sermos criativos precisamos ser livres, assim, a sala de aula deve ser espaço de liberdade e libertação”, destacou.
Logo após, foi apresentado um vídeo de homenagem da música “Carta dos Professores a Paulo Freire”, composto pelo professor da UFPel, Leandro Maia e de iniciativa da Rede Café com Paulo Freire, da Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire e do Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL).
Passado este momento, Lisete Arelaro, iniciou a roda de conversa para reflexões sobre a obra e a proposta do educador e filósofo, Paulo Freire, analisando os debates atuais que ocorrem em torno de seu nome, ao receber homenagens aos seus escritos, mas também perseguição ao seu legado. Ela comentou que o autor foi considerado subversivo na sua época e era defensor dos oprimidos, opondo-se a processos desumanizadores e que levam a alienação, salientado que a educação é crítica e problematizadora. “Paulo ressalta uma questão que parece óbvia, mas que conversa com o governo atual. A educação não é neutra e não existe conhecimento neutro”, disse.
Dentre suas contribuições, Danielo Streck, refletiu sobre a temática proposta no evento, comentando sobre o livro “Pedagogia do Oprimido” e ressaltando a esperança como uma condição para o diálogo, junto ao amor, humildade e a confiança no próximo. “A esperança de fato é condição para o diálogo, mas o diálogo, ao mesmo tempo, promove a esperança”, destaca.
Por fim, os palestrantes participaram de um debate e responderam sobre questionamentos sobre Freire, lançados pelo mediador do evento.
Para os interessados em assistir a live, a transmissão está disponível no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=OqYBnbCsWwY .