Professora Márcia Foster Mesko recebe o Prêmio Jovem Talento em Química Analítica
A professora Márcia Foster Mesko, do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas (CCQFA/UFPel), foi agraciada com o prêmio “Young Talent in Analytical Chemistry Award” (Prêmio Jovem Talento em Química Analítica), na edição de 2021, concedido pelo Brazilian Journal of Analytical Chemistry (BrJAC). O prêmio visa reconhecer jovens pesquisadores com carreira de destaque nas áreas de Química Analítica e Bioanalítica. A escolha do pesquisador a ser premiado é feita por uma comissão técnico-científica designada pelo editor-chefe do BrJAC.
A cerimônia de premiação ocorrerá no Congresso Analítica 2021, durante a Feira Analítica Latin America, no primeiro dia de dezembro, às 16h, no São Paulo Expo, na cidade de São Paulo, SP. O prêmio consiste em um diploma de reconhecimento ao mérito e um voucher de inscrição para um evento científico de escolha da premiada.
A professora Márcia Foster Mesko possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química pela UFPel, mestrado e doutorado em Química (Química Analítica) pela Universidade Federal de Santa Maria. É professora Associada da UFPel (desde 2009), e atua nos Cursos de Bacharelado em Farmácia e Química Forense, além de ser pesquisadora nos Programas de Pós-Graduação em Química, Bioquímica e Bioprospecção e Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFPel. A docente é membro afiliada da Academia Brasileira de Ciências e membro titular da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, desde 2020.
Sobre o prêmio
Em 2019, o Brazilian Journal of Analytical Chemistry (BrJAC) criou o “Prêmio Jovem Talento em Química Analítica” para reconhecer jovens pesquisadores que são destaque nos ramos de conhecimento da Química Analítica e Bioanalítica. A escolha do pesquisador a ser premiado é feita por meio de uma comissão designada pelo editor-chefe do BrJAC. Esse prêmio é de caráter anual, e a cerimônia de premiação ocorre em eventos realizados no Brasil e relacionados à química analítica, como o Encontro Nacional de Química Analítica (ENQA) e o Congresso Analítica América Latina, que ocorrem em anos alternados.