Projeto Barraca da Saúde lança vídeo alusivo ao Mês da Consciência Negra
No mês da Consciência Negra, o Projeto de Extensão Barraca da Saúde, vinculado à Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), lança um vídeo com falas de seus estudantes negros e da professora Marina Mota.
O mês de novembro tornou-se o referência para atividades que inspiram a luta, resistência e principalmente a força do povo negro, que historicamente tem sido o sujeito principal no enfrentamento contra o racismo articulado nas diversas esferas da sociedade.
O vídeo fala sobre as desigualdades enfrentadas pela população negra no Brasil e a importância da luta não somente nesse mês, mas em todos os dias, porque não basta ser apenas não racista e sim ser antirracista, independentemente de classe ou cor. “Devemos lutar por igualdade, liberdade e direitos. Chega de exclusão e opressão”, ressaltam os organizadores.
Segundo eles, o vídeo tem por objetivo mostrar a necessidade de posicionamento – de não ficar calado diante das injustiças presentes no mundo. “Nada que separa pode ser bom – a luta é de todos. Os integrantes do Projeto de Extensão Barraca da Saúde UFPel apoiam essa luta contra o racismo e repudiam qualquer tipo de ataque, injúria ou opressão”, destacam.