Palestras compõem programação noturna da 6ª SIIEPE

As noites da 6ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão serão dedicadas às palestras. Em cada noite, será abordado um tema ligado às áreas do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.

A abertura da SIIEPE, na segunda-feira (23), às 18h30min, estará a cargo do reitor da Universidade Federal de Pelotas, Pedro Curi Hallal, e do seu vice e coordenador do evento, Luís Amaral. Durante a sessão, haverá apresentação do Coral e do Núcleo de Teatro da UFPel, que apresentarão “Se eu fosse alguém”, de autoria de Vitor Ramil e Antônio Botto, com coordenação de Leandro Maia, Cristine Bello e Giselle Cecchini.

Logo em seguida, às 19h, ocorrerá a palestra de abertura “Ciência e conhecimento no combate às pandemias: o que já aprendemos e o que ainda precisamos aprender”. Com mediação do reitor Curi Hallal, coordenador-geral do maior estudo sobre a prevalência do coronavírus no Brasil, a atividade contará com a presença de Eduardo Massad, professor da Fundação Getúlio Vargas, chefe do Departamento de Medicina Legal da Universidade de São Paulo (USP) e professor honorário da Escola de Higiene de Londres.

Na terça-feira (24), às 19h, será a vez da palestra ligada à temática Pesquisa, sob coordenação do Congresso de Iniciação Científica (CIC) e do Encontro de Pós-Graduação (Enpos). Serão debatidas as “Perspectivas da ciência brasileira no pós-pandemia”. Participará o físico Luiz Davidovich, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), presidente da Academia Brasileira de Ciências e secretário-geral da Academia Mundial de Ciências. A mediação será feita pelo coordenador de Pesquisa da UFPel, Marcos Britto Corrêa.

Discutindo a Extensão e a Cultura, dentro do escopo do Congresso de Extensão e Cultura (CEC), a sessão de quarta-feira (25), às 19h, trará a artista e professora da Universidade de São Paulo Gisele Beiguelman para falar sobre “Coronavida: pandemia, cidade e cultura urbana”. O mediador será o coordenador de Arte e Inclusão da UFPel, Fernando Igansi.

Finalizando a programação de palestras, na quinta-feira (26), às 19h, será a vez do Congresso de Ensino de Graduação apresentar a sua atividade “Educação superior no contexto atual: cenário e perspectivas”. A palestrante será Maria Beatriz Luce, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e diretora da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. A mediação será da pró-reitora de Ensino, Maria de Fátima Cóssio.

Na sexta-feira, ocorrerá a sessão de encerramento da SIIEPE, com o coordenador do evento, Luís Amaral. Durante a transmissão, ocorrerão as seguintes apresentações musicais e cênicas: Núcleo da Canção, Coral da UFPel, Orquestra da UFPel, Cine UFPel, Grupo Tatá e Núcleo de Teatro.

Todas as transmissões ocorrerão pelo canal oficial da UFPel no YouTube. A programação completa da 6ª SIIEPE pode ser conhecida neste link, página onde podem ser acessadas as lives.