Semana inaugural e Seminário de avaliação da Pós-Graduação tem abertura oficial

Teve início, na tarde desta terça-feira (10), a Semana Inaugural da Pós-Graduação da Universidade e o Seminário de Autoavaliação da Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPel. O evento é organizado pela Coordenação de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFPel e ocorre até o dia 13 de março.

Além de marcar o início do ano da Pós-Graduação, o evento faz parte das ações institucionais de autoavaliação da pós-graduação e busca propiciar o aprofundamento no processo de autoavaliação pelo qual os programas da Universidade passarão nos próximos anos, decorrência da mudança nos parâmetros de avaliação da Capes.

Na abertura, o coordenador de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), Rafael Vetromille-Castro, destacou a importância do evento para o desenvolvimento da pós-graduação e as ações que a administração central vem desenvolvendo desde 2017 para qualificar os 47 programas da UFPel. São 42 mestrados acadêmicos, cinco profissionais e 31 doutorados. “Frente ao novo modelo de avaliação que se aproxima é hora de concentrarmos esforços para compreender o novo processo e planejar o futuro da pós-graduação da UFPel visando a qualificação dos nossos programas”, explicou.

Já o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Flávio Demarco, destacou que a UFPel não é mais uma universidade periférica. “Estamos entre as 30 universidades do Brasil que mais tem programas de pós-graduação, entre as 25 que mais produzem conhecimento científico e a quinta universidade com maior fator de impacto de produção científica. Além disso estamos entre as 900 melhores universidades do mundo o que demonstra a consolidação e a maturidade da pós-graduação da UFPel”, destacou.

Na sequência ocorreu a palestra intitulada “O processo de autoavaliação da pós-graduação: implicações para a avaliação quadrienal multidimensional”, que foi ministrada pela diretora de avaliação e membro do Conselho Superior da Capes, Sonia Báo. A diretora apresentou o Sistema Nacional de Pós-Graduação no Brasil, trazendo um panorama das suas especificidades e de seu tamanho e dos motivos que tornaram necessário o aprimoramento do modelo de avaliação. “A pós-graduação no Brasil vem crescendo. Em 2020, passamos os 7 mil cursos e precisamos manter a qualidade deles. A pós-graduação precisa ser ousada. Os novos cursos devem ser inovadores”, disse.

A transição para o novo modelo chamado de Multidimensional já ocorreu no quadriênio 2018/2021. Com a reformulação da Ficha de Avaliação com três das cinco dimensões que o novo modelo do quadriênio 2021/2014 contará. A entrega da avaliação do próximo quadriênio ocorrerá em janeiro de 2021. De acordo com Sonia, o planejamento e a autoavaliação andam juntos. Neste sentido, a diretora apresentou o modelo de autoavaliação para que os programas possam pensar o planejamento. “Queremos liberar logo o acesso dos documentos para o próximo quinquênio para que os programas consigam preparar a avaliação e o planejamento com antecedência”, explicou.

A palestra foi transmitida ao vivo pela página da UFPel no Facebook e pode ser acessada pelos interessados no link https://www.facebook.com/ufpel/videos/250463549287012/.

Próxima palestra e oficina

12 de março, das 14h às 16h – Palestra: “Comunicação científica: divulgando resultados de pesquisa para além dos periódicos” – Profa. Dra. Sabine Righetti (LABJOR/UNICAMP). Auditório Wilson de Oliveira (FAEM)

13 de março, das 8h30 às 12h – Oficina: “Comunicando ciência para a sociedade” – Profa. Dra. Sabine Righetti (LABJOR/UNICAMP). Restrita a profissionais da Coordenação de Comunicação da Universidade, coordenadores e secretários de PPG – Auditório do Centro de Artes.

Sabine Righetti

Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), é coordenadora e membro fundadora da Rede Brasileira de Pesquisa em Ranking, Índices e Tabelas Classificatórias na Educação Superior (REDE RANKINTACS). É organizadora e coordenadora acadêmica do Ranking Universitário da Folha (RUF). Tem experiência no trabalho de pesquisa, consultoria e desenvolvimento de indicadores e de avaliações básicas, ensino superior, inovação, produção científica e percepção pública da ciência e da tecnologia.

Publicado em 11/03/2020, na categoria Notícias.