Dia de Campo na Palma trata de Culturas de Inverno
O Centro Agropecuário da Palma, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), recebeu, nesta quarta-feira (9), o 1º Dia de Campo – Culturas de Inverno. O encontro teve como foco alternativas e inovações para cultivo em terras baixas.
A atividade buscou apontar sugestões de cultivos para possível rotação ou sucessão com culturas de inverno no sistema de produção em terras baixas. O encontro também teve a proposta de ser uma integração entre produtores rurais, profissionais da iniciativa privada, professores, pesquisadores, alunos e técnicos, buscando nessa parceria um desenvolvimento sustentável e rentável, fortalecendo toda cadeia produtiva da região.
O encontro demonstrou alternativas de espécies como trigo, canola, cevada, centeio, aveia, entre outras culturas. De acordo com os organizadores, essas espécies podem ser utilizadas em rotação ou sucessão em áreas de terras baixas, que normalmente ficam ociosas no período entressafra, não trazendo benefício a todo sistema de produção.
O roteiro de cada dia contemplou visitas a estações e paradas de dez minutos em cada ensaio demonstrativo das diferentes espécies. Na ocasião, um professor comentava a importância e mercado das culturas. Os grupos de participantes foram guiados por alunos do curso de Agronomia. Em cada estação, os participantes foram recepcionados nas tendas por alunos de pós-graduação e professores, o que oportunizou troca de conhecimento em suas áreas.
Além de detalhes e particularidades sobre cada cultura, os pesquisadores falaram ainda sobre temas relacionados, como manejo, solos, cuidados na secagem e armazenamento, qualidade industrial e novas tecnologias.