Início do conteúdo

Estudantes concluintes devem estar atentos ao Enade 2019

Estudantes concluintes de cursos avaliados dentro do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2019 devem estar atentos às datas que envolvem o processo neste ano. Na UFPel, devem participar da avaliação alunos dos cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Eletrônica, Engenharia Hídrica, Engenharia de Petróleo, Engenharia Geológica, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Zootecnia, além do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental.

O Exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). É uma prova realizada a cada três anos para avaliar o desempenho dos estudantes de graduação com relação aos conteúdos específicos do seu curso e a temas de conhecimentos gerais. O Enade é obrigatório nos cursos de graduação e é condição prévia para conclusão de curso, colação de grau, expedição e registro do diploma.

O edital do Enade 2019 apresenta orientações gerais, abordando, entre outras questões, a definição das áreas de abrangência do Exame e está disponível aqui.

Todos os estudantes ingressantes e concluintes das áreas e cursos a serem avaliados devem ser inscritos no Exame. O Cadastro de Informações Pessoais e o questionário do estudante, ambos de preenchimento obrigatório, devem ser feitos pelo estudante concluinte até 21 de novembro.

Quem deve ser inscrito?
Ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2019, estejam devidamente matriculados e tenham de zero a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2019.

Concluintes de Cursos de Bacharelado: aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2019, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2020.

Concluintes de Cursos Superiores de Tecnologia: aqueles que tenham integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2019, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2019.

Quem faz a Prova?
Os estudantes concluintes dos bacharelados e tecnólogos avaliados no Enade 2019, devidamente inscritos pelas coordenações de curso.

Questionário do Estudante
Todos os alunos inscritos como concluintes devem preencher o questionário do estudante e participar da prova, que neste ano será aplicada em 24 de novembro.

O questionário do estudante possui caráter obrigatório, ficando irregular o aluno que não efetuar o seu preenchimento, impedindo, assim, a sua colação de grau.

Os estudantes devem consultar seus Colegiados de Curso para saber se estão nas listas.

Clique na imagem para ver todos os prazos e demais informações.

Publicado em 06/08/2019, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.
Marcado com as tags alunos, ENADE, Estudantes.