UFPel firma Cooperação com a Universidade da República do Uruguai

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade da República do Uruguai (UDELAR) assinaram, na manhã desta sexta-feira (1º), um termo de cooperação. A parceria entre as duas instituições vai possibilitar especialmente intercâmbios de estudantes e professores de graduação e pós-graduação tanto do Brasil para o Uruguai quanto do Uruguai ao Brasil. A cooperação em foco será entre o Centro de Artes da UFPel e o Instituto Escola Nacional de Belas Artes da UDELAR.

Conforme a diretora do Centro de Artes, professora Úrsula Rosa da Silva, o acordo possibilita que a mobilidade seja feita com a possibilidade de equivalência curricular – ou seja, que os intercambistas aproveitem os semestres cursados em seus currículos.

Em breve, deverá ser lançado um edital para selecionar candidatos para duas vagas em 2018. A cooperação inicia com o curso de Artes Visuais e deve ser ampliado em 2019 para Dança e, no futuro, outros cursos. “O Centro de Artes tem apostado na qualificação pela internacionalização”, destacou.

De acordo com o diretor da Escola de Belas Artes, Fernando Miranda, a parceria é importante para reforçar a cooperação que a UDELAR já desenvolve com o Brasil. A aproximação com o Centro de Artes da UFPel vai contribuir, explicou, na implantação do curso de Dança que a UDELAR planeja instituir. Ao mesmo tempo, faz planos para o entrosamento das duas instituições no campus instalado na fronteira Rivera-Santana do Livramento.

O documento foi assinado pelo reitor Pedro Curi Hallal, que, na ocasião, reforçou a importância da parceria e o interesse da UFPel em contribuir em projetos conjuntos.

Participaram da cerimônia, ainda, o coordenador do curso de Artes Visuais da UFPel, professor Lauer Alves Nunes dos Santos, o assistente acadêmico do Instituto Escola Nacional de Belas Artes, Gonzalo Vicci, e, da Universidade Federal Fluminense/Defensoria Pública da União, Bernardina Leal.

Publicado em 01/12/2017, nas categorias Destaque, Notícias.