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Grupo de pesquisa da UFPel ministra curso de robótica na África do Sul

A capacitação foi oferecida a jovens sul africanos no mês de setembro

Aprender criativamente, persistir na resolução de problemas, gerar um produto no processo de aprendizagem, e realizar tudo isso contando com os colegas, trabalhando para um interesse em comum com o grupo. Estas são algumas das prioridades do grupo Comunicação, Cultura e Tecnologias (CoCTec), coordenado pela profa. Dra. Rosária Ilgenfritz Sperotto na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em suas ações de projetos e programas de extensão.

Constituindo parte do trabalho do CoCTec para a internacionalização, o grupo participou do Africa Creative Ensemble 2017, em Tzaneen, evento para o qual foi convidado a participar ofertando um curso de programação e robótica educacional a jovens de uma universidade local – a Tshwane University of Technology (TUT), jovens desempregados de centros comunitários de Linyenye e de Nwamitwa, comunidades locais. Ao todo, 20 estudantes participaram da capacitação, que ocorreu de 05 a 30 de setembro no país sul africano.

O curso foi construído sob a supervisão da pesquisadora Dra. Carolina Campos Rodeghiero, que trabalha com aprendizagem conectada e criativa, e contou com a participação dos alunos Henrique Pizzio Mattos, da Engenharia Eletrônica, e Marco Aurélio Alkimim, graduando da Engenharia de Automação e Controle da Universidade. Os bolsistas do CoCTec do CEng foram os responsáveis especialmente pela criação do material didático e metodologia do curso, testando os robôs e configurando atividades que fossem desafiantes para os jovens em sua prática das lições de robótica.

Em parceria com a Greater Tzaneen Community Foundation (GTCF), fundação cujo foco é o desenvolvimento de crianças e jovens negros de zonas rurais da região de Limpopo, o curso foi realizado em co-autoria com o professor Dr. Manuel Zunguze, da Universidade Pedagógica de Moçambique, o qual ministrou o módulo de programação com o Scratch na primeira etapa dos encontros. Ao final das atividades do curso, os alunos tiveram a oportunidade de expor seus projetos finais em Scratch e robótica na Tzaneen Agricultural EXPO 2017, onde receberam a visita de autoridades locais, e de um público especialmente composto por estudantes e empresários da região.

Para os jovens, esta foi uma oportunidade de compreenderem sua capacidade e o potencial dos sul africanos para serem protagonistas na solução de problemas do país por meio das tecnologias. Na ocasião da feira, os alunos apresentaram projetos relacionados a agricultura, apresentando a robótica como uma alternativa de fácil entendimento para o trabalhador rural que se afasta da tecnologia em função de seu contexto socio-econômico ou cultural.

Ao longo do período de trabalho no exterior, o CoCTec teve uma reunião com a Tshwane University of Technology (TUT), maior instituição de ensino superior em tecnologia do país, onde conversou sobre uma possível parceria Sul-Sul entre a UFPel e a instituição sul africana. Além disso, o grupo foi recepcionado pela Rainha Hosi Nwamitwa, da região de Limpopo, em detrimento do trabalho que incluiu a participação de jovens mulheres atendidas pelo centro comunitário Xitsavi Valoyi Trust Community Center no curso de robótica. Da mesma forma, o grupo foi recepcionado pelo prefeito da cidade de Tzaneen em um jantar de abertura da feira.

O curso realizado em Tzaneen neste ano serve como um projeto piloto para o curso de longa duração que está previsto para 2018, em uma parceria da UFPel com a GTCF para levar programação e robótica a jovens sul africanos em conflito com a lei. Ainda em trâmite na UFPel, o acordo deve permitir que as atividades iniciem em março do próximo ano, possibilitando a outros professores e discentes da UFPel a mobilidade acadêmica para sua participação no programa.

Retornando da África do Sul, CoCTec palestra na Conferência Scratch Brasil

No retorno ao Brasil após um mês de trabalho na África do Sul ministrando um curso de programação e robótica, o CoCTec participou da Conferência Scratch Brasil 2017, em São Paulo, nos dias 5, 6 e 7 de outubro. A organização do evento, liderada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) Media Lab e a Fundação Lemann, convidou o grupo de pesquisa da UFPel a apresentar em uma mesa redonda os projetos que o CoCTec vem desenvolvendo em torno do Scratch e aprendizagem criativa. A ocasião foi, portanto, uma oportunidade para apresentar ao público brasileiro e aos pesquisadores gestores do Lifelong Kindergarten, grupo de pesquisa base para o trabalho com aprendizagem criativa e Scratch, o trabalho que vem sendo desenvolvido especialmente em torno da Rede de Clubes de Computação em escolas públicas de Pelotas e região, e o recente trabalho com a África do Sul. A mesa, intitulada “O papel das instituições de ensino superior na disseminação do Scratch” contou também com a participação de professores da Universidade de São Paulo (USP), Federal do Amazonas (UFAM) e UNICAMP.

Para além do painel, o CoCTec teve a oportunidade de interagir com o público em uma mostra interativa, discutindo com instituições de ensino, professores, autoridades e outros profissionais brasileiros e estrangeiros sobre a estrutura para a criação de uma rede de clubes de computação, levando em conta a formação de professores e a metodologia de aprendizagem criativa. Durante a mostra, o grupo realizou o cadastro de pessoas interessadas em colaborar para a criação de um documento oficial da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, uma espécie de guia para a criação de uma rede de clubes de computação, seja ela na rede público de ensino ou em outros programas e projetos. O documento será elaborado pelo CoCTec e estará disponível para a Rede, que é pública e, portanto, para toda a comunidade.

Durante os três dias de evento, as professoras e os bolsistas do CoCTec realizaram oficinas de aprendizagem criativa e mantiveram contato com Mitchel Resnick, co-criador do Scratch, diretor do Lifelong Kindergarten e professor de LEGO no MIT, Andrew Sliwinsky, diretor de engenharia do Scratch, e Leo Burd, diretor da Lemann Creative Learning Program no MIT Media Lab e administrador da Rede de AC no Brasil, que parabenizaram o grupo pelo trabalho realizado em Pelotas e na África do Sul, manifestando o interesse em acompanhar os projetos que são desenvolvidos em ambos os continentes.

No dia 18 de outubro, o MIT Media Lab inicia um curso on-line aberto e gratuito em Learning Creative Learning (LCL), Aprendendo a Aprendizagem Criativa, e o CoCTec é parte da equipe organizadora do curso em sua versão para o Brasil. Para participar, basta realizar a inscrição em http://learn.media.mit.edu/lcl/.

Links relacionados:

https://www.scratchbrasil.org/

http://aprendizagemcriativa.org/

Publicado em 17/10/2017, na categoria Notícias.