Início do conteúdo

Dança abre Seminário Nacional do Sindicato dos Docentes das IES

Foi com a apresentação da coreografia “Atenção, Cavalaria!” que o curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) abriu o Seminário Nacional Integrado do Grupo de Trabalho de Política de Classe para as Questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS). O encontro foi promovido pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES) e ocorreu de 24 a 26 de agosto, em Pelotas.

A coreografia “Atenção, Cavalaria!” foi desenvolvida na disciplina de Composição Coreográfica II do curso de Dança-Licenciatura da UFPel, sob orientação da professora Maria Falkembach. Surgiu de incômodos e questionamentos sobre o momento político atual, após episódios de violência por parte da Polícia, na manifestação Ocupe Brasília no dia 24 de maio de 2017, onde três das integrantes da obra estavam presentes.

A apresentação é um desdobramento das atividades que ocorrem nos componentes curriculares, que, quando circulam para além dos espaços acadêmicos, oportunizam aos acadêmicos uma possibilidade importante para a produção artística: o amadurecimento da coreografia.

A direção e o texto são assinados por Nadyne Uakti e as intérpretes-criadoras são Débora Allemand, Rafaela Barbosa e Sarah Leão.

Fotos de Gabriela Venzke/ADUFPel.

Publicado em 28/08/2017, na categoria Notícias.