Violonista argentino Ernesto Méndez apresenta recital, faz oficina e masterclass em Pelotas

A Associação Amigos do Conservatório de Música da UFPel realizará evento internacional no dia 9 de agosto, às 20h, no Salão Nobre da Bibliotheca Pública Pelotense, a apresentação do violonista argentino Ernesto Méndez, com entrada franca.

No mesmo dia, ocorrerá, no Auditório 2 do Centro de Artes, da 10h ao meio-dia, a Oficina de ritmos folclóricos argentinos, e das 14h às 17h, masterclass. As inscrições devem ser feitas na hora e local das atividades, tendo os valores de R$ 20,00 (Oficina), R$ 10,00 e R$ 20,00 Master Class  (ouvintes e ativos, respectivamente). Apenas os alunos ativos da Master Class devem mandar um email prévio para thiagocolombo81@gmail.com, para reservar vaga.

O evento é coordenado pelo professor da UFPel Thiago Colombo, com apoio do Ministério da Cultura, Presidência de La Nación, Iber Música, Bibliotheca Pública Pelotense,  Curi Palace Hotel e Centro de Artes da UFPel.

Ernesto Méndez

Nasceu na província de Entre Rios, Argentina.

Seu trabalho solo – “Alma Guarani” EPSA Música 1999 e “Alborada” SHAGRADA MEDRA 2005″ revelam-no como um dos compositores e arranjadores mais originais da geração jovem. Em 2011, lançou seu terceiro CD solo “Pueblero”, com o prêmio das edições de Desenvolvimento Award Scheme discográficas Fondo Nacional de las Artes, Argentina.

Em 2013, publica a “Genealogia”, CD com o violinista Ramiro Gallo e pianista Andrés Pilar. Este trabalho inclui composições originais de cada um dos músicos e tem tido um grande impacto no público e crítica.

Até o final deste ano, grava com Rudi Flores “Junto Sound”, um CD dedicado à música de litoral em versões livres e espontâneas.

Ernesto tem participado em festivais internacionais e já se apresentou na Argentina, Brasil, Uruguai, Reino Unido e Alemanha em salas prestigiadas como o Royal Festival Hall em Londres, a Ibero American Studies Center Berlin e o Teatro Colón de Buenos Aires.

Já dividiu o palco com artistas como Juan Falú, Rudi Flores, Nini Flores, Ramiro Gallo, Hilda Herrera, Carlos Aguirre, entre outros.

Regularmente ministra cursos e aulas sobre música argentina para violão.

As suas composições de violão originais são publicados pela EPSA Publishing (2007), pela National Endowment for the Arts (2006) e pela Art Tráfego (2004) e são executadas e gravadas por violonistas em todo o mundo. Elas foram incluídas como obras impostas em várias competições em guitarra clássica.

No final de 2014, estreiou com a Orquestra Sinfônica de Entre Rios, dirigida pelo maestro Luis Gorelik, sua Suíte para Violão e Orquestra de Cordas, baseada em formas e ritmos da música popular Argentina “Pasionaria”.

Em janeiro de 2017 participou da 27ª Festa Nacional Chamamé e do 13º Festival Chamamé Mercosul, na cidade de Corrientes, Argentina, apresentando-se diante de uma plateia de 15 mil pessoas.

Desenvolve sua atividade de docente na Universidad Autônoma de Entre Rios e na Universidad Nacional del Litoral.