Aluno de pós vai à África em ação sobre recuperação do solo e manejo da água

O discente do curso de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar Alexandre Troian, orientado pelo professor Mário Conill Gomes, estará, entre os dias 26 de julho e 7 de agosto, acompanhando o pesquisador Danilo Rheinheimer do Santos, da UFSM, em uma missão a Moçambique para desenvolver ação prevista em projeto de Cooperação Internacional SUL-SUL (Brasil/África). O projeto é financiado pelo CNPq, através do Edital MCT/CNPq nº 46/2014 (Pró-África), e é intitulado Agricultura Familiar Conservacionista e Segurança Alimentar: Recuperação do Solo e Manejo Adequado da Água – Fase III.

Este projeto tem como instituição proponente a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e é desenvolvido por um conjunto de pesquisadores distribuídos entre a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de Passo Fundo (UPF) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel), aqui no Brasil. Em Moçambique participam pesquisadores da Universidade Eduardo Mondlane e do Instituto de Investigação Agrária em Moçambique, e na Argélia, a Université de Mostaganem.

O grupo de pesquisadores que desenvolve essa proposta já teve projetos aprovados nos Editais Pró-África de 2008 e de 2010, cujo foram executadas várias missões de pesquisadores do grupo brasileiro, da Argélia e de Moçambique, inclusive algumas financiadas por fontes adicionais ao Programa Pró-África. Foi instalada uma rede de experimentação/validação de tecnologia de manejo do solo e da água em três estações experimentais dos dois países. Através deste projeto serão realizadas novas missões para dar seguimento as avaliações experimentais em curso. Agora a principal ação em Moçambique é incentivar o uso de práticas conservacionistas nas propriedades de agricultora familiar, com vistas a redução da penosidade do trabalho rural e aumento da produção na machambas.

O trato nas maçambas são executados principalmente pelas mulheres. Na Argélia, a precipitação é inferior aos 500 mm anuais e esta é concentrada nos primeiros meses do ano. Os solos são férteis e a produtividade é alta, porém, vêm se acentuando os fenômenos de erosão hídrica (período de chuvas) e eólica (estiagem), além de salinização em algumas regiões.

“A ação visa através do manejo do solo reduzir as perdas de água no período de estiagem. A troca de experiências e experimentação dirigida pelos pesquisadores deste projeto tem oferecido significativos avanços científicos no campo da produção de alimentos, com vistas o combate à fome, e para o manejo e conservação dos recursos naturais”, diz Alexandre Troian.

Publicado em 19/07/2017, na categoria Notícias.