Servidores são acolhidos com atividade especial

acolhida_umNa manhã desta quinta-feira (15), no Auditório da Reitoria do Campus Anglo, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Pelotas (PROGEP/UFPel) realizou um evento de boas-vindas aos 16 novos servidores da UFPel, sendo eles 13 técnico-administrativos e três docentes. A atividade contou com fala do reitor da UFPel, Mauro Del Pino, de representantes do Sindicato dos Servidores da UFPel (ASUFPEL), da Comissão Interna de Supervisão da Carreira dos Servidores Técnico-Administrativos UFPel, da Comissão Permanente de Pessoal Docente da UFPel e também da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

acolhida_doisO evento de acolhida aos novos servidores teve início com a palavra do reitor, que deu boas-vindas aos novos servidores, falou sobre a história, a construção e a evolução da Universidade. Del Pino ainda explanou sobre o funcionamento dos setores e as possibilidades de crescimento. “A vida trabalhando na UFPel é bastante agitada, principalmente dependendo dos setores em que vocês irão trabalhar. Desejo a todos uma carreira satisfatória, e que se realizem profissionalmente dentro da Instituição”, disse.

acolhida_quatroO Grupo de Violões da Universidade Federal de Pelotas (GRUVI) fez uma intervenção artística no evento. Coordenado pelo professor João Alexandre Straub Gomes, o grupo tocou músicas tradicionais latino-americanas, como tangos e milongas, para apreciação dos novos servidores presentes no evento de acolhida.

Como representante da Comissão Interna de Supervisão da Carreira dos Servidores Técnico-Administrativos da UFPel (CIS), João Paulo Adamoli também deu boas-vindas aos servidores e explicou o que é e como funciona a CIS. Também saudando os novos colegas, Lúcia Böhmer explicou sobre o papel da Comissão Permanente de Pessoal Docente da UFPel, órgão que estava representado.

acolhida_tresEstavam presentes como representantes da ASUFPEL Liliane Griep, Maria Tereza Fujii e Francisco Fossati, que falaram sobre o funcionamento e a importância do Sindicato, principalmente no contexto político atual. “Vivemos em um momento muito difícil para a nossa categoria (servidores públicos) e a luta continua”, disse Maria Tereza.

Uma das novas servidoras da UFPel, a docente do curso de Psicologia Miriam Alves, explica que ainda está em processo de adaptação com a cidade e com a Instituição, já que é de fora. Segundo ela, o evento de recepção é bastante importante para conhecer melhor a Universidade. A professora conta que toda sua construção acadêmica a levou ao objetivo de ser servidora pública em uma universidade federal. “Entrei por sistema de cotas, algo que é de extrema importância para a renovação no quadro docente, de forma a trazer representatividade aos alunos negros nas universidades. Espero assim concluir uma nova etapa na minha carreira acadêmica como docente contribuindo para a formação de novos profissionais da Psicologia, e também nas lutas sociais”, afirma.

Publicado em 16/09/2016, nas categorias Destaque, Notícias.