Início do conteúdo

Revista Orson chega à 10ª edição

A Revista Orson, publicação dos cursos de Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), chega à sua 10ª edição ressaltando, como sempre, a diversidade de interesses dos pesquisadores na área do cinema e audiovisual.

A publicação, qualificada como B3 no sistema Qualis – um desafio para publicações no âmbito das graduações – traz nesse número artigos que, mesmo tendo diferentes filmes como objeto de análise, dialogam entre si. Destaque, nesse sentido, para as investigações envolvendo o brasileiro Praia do Futuro e o azerbaijano Nabat; na problematização do que seja um “filme de festival”.

Já as concepções sonoras cruzam duas seções: Primeiro Plano e O Processo, dando visibilidade a diferentes abordagens. As resenhas exemplificam quão distintas, mas intercambiáveis, podem ser nossos interesses de leitura: design gráfico e cinema norte-coreano.

E, por fim, na seção de Entrevistas, ouvimos o diretor de fotografia gaúcho Bruno Polidoro, e Jahandir Mammadov, chefe do setor de Cinema no Ministério da Cultura do Azerbaijão.

A tira de André Macedo segue fazendo humor com os dramas acadêmicos.

Para a próxima edição, haverá o dossiê “Cinematografias Periféricas”. A Orson 11, com prazo para submissão até 15 de outubro, lança o dossiê que propõe reunir textos sobre filmes fora do eixo hegemônico de produção e distribuição Estados Unidos-Europa. Análises de filmes e análises conjecturais sobre cinematografias periféricas devem obedecer as normas da revista. Artigos envolvendo outras questões em torno do audiovisual também serão aceitos para submissão às sessões fixas da Orson.

Acesse a Revista Orson aqui.

Colaboraram nesta edição:
André Macedo, Bruno LeiteS, Bruno Polidoro, Camila Vieira da Silva, Cícero Pedro Leão de Almeida Oliveira, Gerson Leme, Guilherme Carvalho da Rosa, Ivonete Pinto, Jahandir Mammadov, Josias Pereira, Nísio Antônio Teixeira Ferreira, Karen K. Kremer, Laís Ferreira Oliveira, Renata Pinheiro Souto, Renato Cabral, Victor Henrique de Souza Ortolan, Victória Ester Tavares da Costa e Yasmin Pires.

Editora: Profa. Ivonete Pinto
Editoria de arte: Profa. Ana Paula Penkala
Projeto gráfico e edição de imagens: Renato Cabral
Diagramação e arte: Lucas Pereira
Capa: Emmanuelle Riva e Eiji Okada em Hiroshima, mon amour, de Alain Resnais (1959)

Publicado em 15/08/2016, na categoria Informes Acadêmicos.