Início do conteúdo

Projeto Subjetivas abre exibições nesta quarta (10)

cartaz logosO que é ser mulher? O que é ser realizadora audiovisual? Como pensamos o audiovisual? Como expor sentimentos, sensações, momentos, crises, alegrias sendo eu a protagonista dessa história real. O Projeto Subjetivas é um experimento de formatos em audiovisual que entrelaça vivências, inquietações, intimidades e experiências de corpo e câmera das realizadorAs audiovisuais do Brasil.

O projeto idealizado por alunas do curso de Cinema e Audiovisual da UFPel, desafia à todas as mulheres realizadoras de audiovisual no Brasil a criarem um vídeo de 5 minutos contendo seu olhar subjetivo sobre o mundo. O objetivo é criar um site que será plataforma para receber e exibir estes vídeos, fragmentos de vida. O projeto se desdobra em um lugar para criação de memória, pesquisa e visibilidade das realizadoras audiovisuais brasileiras.

A ideia é experimentar de forma livre. Tendo em vista dados levantados pela Ancine (Agência Nacional de Cinema) nesse ano, as mulheres ainda não estão em situação igual quando o assunto é criação de imagens e conteúdo audiovisual. Representam 19% nos cargos de direção e 23% nos cargos de roteiro. Dessa forma o projeto subjetivas vem para empoderar coletivamente e mostrar as mulheres que estão fazendo audiovisual no Brasil. O projeto abarca todas as áreas do audiovisual: captação de som, fotografia, montagem, mixagem, iluminação, produção, assistências técnicas, direção, roteiro, pesquisa e por aí vai… valorizando todos os espaços ocupados por elas.

Para que o projeto se concretize, está no ar uma campanha de financiamento coletivo, que tem como principal mote viabilizar o site que servirá de plataforma para o projeto: catarse.me/projetosubjetivas.

Lá será lugar de hospedagem dos vídeos, junto com uma breve biografia sobre a realizadora. A plataforma estará aberta para recebimento de subjetivas de qualquer realizadora audiovisual que quiser compor o projeto. Dessa forma irá se formando um grande banco de dados sobre essas mulheres, criando memória, espaço e visibilidade. O exercício de expressar seu olhar de maneira livre da técnica, da narrativa, podendo mesclar imagens de diferentes épocas e dispositivos serve como reflexão e conhecimento sobre si e sobre a importância de seu olhar. Assim, o Subjetivas nos conecta e vem abrindo espaço para expor e valorizar nossas formas de pensar e estar.

Partindo deste projeto, já foi realizada uma Mostra de Mulheres do Audiovisual Brasileiro que aconteceu no inicio de julho no Cine UFPel, com trabalhos anteriores das realizadoras participantes. E será realizada na semana que vem em Pelotas a Exposição Subjetivas.  A proposta desta exposição é exibir os vídeos feitos pelas 15 realizadoras que já enviaram suas subjetividades e expor os desenhos que compõem a Série Subjetivas, feitos pela artista visual Vivian Herzog em colaboração com a concepção visual do projeto.

O que vai rolar:

– Vernissage de abertura no dia 10/08, às 19:00.

– Exposição dos desenhos da série Subjetivas feitos pela Vivian Herzog.

– Exibição dos Fragmentos/vídeos das realizadoras participantes do projeto até então.

Onde:

A Sala – Galeria do Centro de Artes (primeiro andar).

Rua Alberto Rosa 62.

A exposição abre na quarta (10/08) e permanece aberta durante os dias 11/08 e 12/08 no período de 09:00 às 21:00 . Link do evento:https://goo.gl/Ylr1gX
Conheça e acompanhe mais sobre o Subjetivas em:  facebook.com/projetosubjetivas

instagram.com/subjetivas

Publicado em 09/08/2016, na categoria Notícias.