Livraria terá mais uma edição do “Conversando com o Autor”

conversandoA Livraria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebe, no próximo dia 13, as organizadoras de duas obras para participar do evento “Conversando com o Autor”. Estarão presentes no evento, que começa às 17h, na própria Livraria (Rua Benjamin Constant, 1.071), os acadêmicos envolvidos com as obras “Memórias e Perspectivas Contemporâneas da Arte/Educação no RS” e “A Escola de Belas Artes de Pelotas”, ambos recentemente lançados.

Estarão no encontro Ursula Rosa da Silva, Nádia da Cruz Senna e Mirela Ribeiro Meira, organizadoras da primeira obra, e Anaizi Cruz Espírito Santo, Carmen Regina Bauer Diniz e Clarice Rego Magalhães, responsáveis pela segunda.

As obras
Em “Memórias e Perspectivas Contemporâneas da Arte/Educação no RS”, estão os registros e percepções de pessoas que participaram ativamente do movimento Arte/Educação nos anos 1980 e 1990 no estado. O livro traz tanto a história da Associação Gaúcha de Arte/Educação (AGA) e os movimentos decorrentes quanto às mudanças no campo da arte em relação ao ensino – de atividade para componente curricular, caracterização trazida na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996. A obra traz relatos do início desse movimento e entendimentos da perspectiva de hoje da arte na escola, originados dele.

“A Escola de Belas Artes de Pelotas” transporta ao leitor a diversos momentos do educandário, que deu origem aos cursos de Artes Visuais do Centro de Artes da UFPel. O contexto da cidade quando de seu surgimento, seu princípio, desenvolvimento, cotidiano, exposições e outros tantos aspectos que constituíram a Escola são retratados. A obra apresenta, em suas 187 páginas e oito capítulos, o período que vai desde sua fundação, em 1949, até sua incorporação à UFPel, em 1969. Ilustrado com fotos da época e reproduções do acervo do MALG, tem, entre suas curiosidades, imagens da primeira turma e de aulas ministradas pelo pintor italiano Aldo Locatelli.

Publicado em 06/06/2016, nas categorias Destaque, Notícias.