Recital de canções folclóricas e ciganas é atração no Centro de Artes

Fernanda Miki e Patrick Menuzzi - LiederabendO Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas recebe na próxima terça-feira (26) um recital com obras camerísticas de Antonín Dvořák para canto e piano, executado pelos acadêmicos de Bacharelado em Música Fernanda Miki (soprano) e Patrick Menuzzi (piano). O evento, intitulado Liederabend, tem início às 19h no Auditório do Bloco 2. A entrada é gratuita.

O título ‘Liederabend’ remete aos anos 1800, quando musicistas e amantes da música se reuniam em suas casas enquanto um ou mais cantores interpretavam as canções de câmara dos compositores da época. No ambiente da música erudita, estas canções são chamadas de ‘Art Songs’ ou ‘Lieder’. Nessa sessão, a temática serão canções folclóricas e ciganas de autoria de Dvořák.

Esta será a segunda apresentação do projeto, que teve estreia em outubro de 2015 com obras de J. Brahms e A. Dvořák, tendo o objetivo de aproximar o público ao repertório camerístico para canto e piano.

PROGRAMA:

Op. 73 – V Národním Tónu (1886) – Em tom folclórico

Enquanto os tchecos lutavam pela emancipação nacional, Dvorak entre outros compositores se voltaram para o folclore de sua terra natal. Para Dvořák, nascido em ambiente rural, a música folclórica era natural, espontânea, o levando a expôr em muitas obras o seu nacionalismo. Este ciclo, composto durante seus últimos anos antes de partir para a América, é baseado em temas do folclore Eslovaco (canções 1, 2 e 4) e Tcheco (canção 3), a partir de canções populares.

1. Dobrú noc, má mila
  2. Žalo dievča, žalo trávu
  3. Ach, není, není tu, co by mě těšilo
  4. Ej, mám já koňa faku

Op. 55 – Cigánské Melodie (1880) – Melodias ciganas

Escritas para voz e piano em 1880 com letra de Adolf Heyduk, baseadas em poemas folclóricos tchecos, estas canções expressam a liberdade e as emoções da vida cigana, aproveitando-se de algumas influências rítmicas da música cigana da Boêmia. O ciclo de canções foi dedicado ao amigo e admirador de Dvořák, o cantor de câmara vienense Gustav Walter, que as estreou em 1881 em Viena.

1. Má píseň zas mi láskou zní
  2. Aj! Kterak trojhranec můj přerozkošně zvoní
  3. A les je tichý kolem kol
  4. Když mne stará matka zpívat, zpívat učívala
  5. Struna naladěna, hochu, toč se v kole
  6. Široké rukávy a široké gatě
  7. Dejte klec jestřábu ze zlata ryzého

MÚSICOS:

Canto

Natural de Rio Grande-RS, Fernanda Miki iniciou seus estudos em canto no ano de 2007 na Escola de Belas Artes “Heitor de Lemos” (EBAHL). Como aluna dessa instituição teve a oportunidade de participar, como soprano solista, em produções interdisciplinares de espetáculos como A Viúva Alegre (2010), Carmen (2011), La Traviata (2012) e Cats (2013), elaborados com a participação de alunos de música, dança, teatro e artes plásticas da EBAHL, bem como de recitais de câmara.

Em 2013 foi convidada a ser solista da Orquestra-Escola Municipal Cidade do Rio Grande, vinculada à então Secretaria de Educação e Cultura, com a qual atuou por três temporadas. Neste mesmo ano ingressou no curso de Bacharelado em Música, modalidade Canto, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Nesta instituição, é bolsista colaboradora do projeto Ópera na Escola, que realiza recitais periódicos para alunos da rede pública de ensino de Pelotas e região. Em conjunto com outros musicistas, realiza recitais camerísticos, incluindo em seu repertório parcerias com violinistas, flautistas, pianistas e violonistas; acadêmicos e professores da UFPel.

Participa do projeto de pesquisa sobre “Análise do repertório camerístico do século 19 para voz, violino e piano”, bem como de diversas atividades artísticas promovidas pelo Conservatório de Música de Pelotas, Centro de Artes e Escola de Belas Artes “Heitor de Lemos”.

Em 2015, ingressou no Conservatorio Superior de Música de Canarias (CSMC), como aluna de intercâmbio beneficiária do programa Erasmus Mundus, onde permaneceu por um semestre acadêmico. Durante sua estadia na Espanha, participou de concertos e recitais de câmara.

Piano

Patrick Menuzzi, natural de Dom Pedrito-RS, começou seus estudos de piano aos seis anos de idade, primeiramente de maneira informal com sua tia, e posteriormente com aulas particulares. Por um ano estudou no Instituto Artístico Carlos Gomes, em sua cidade de origem, cursando teoria e solfejo e piano, concomitantemente. Durante o período de 2007 a 2008, foi orientador do coral de catequese da Igreja de Santa Terezinha, onde adquiriu sua primeira experiência de acompanhamento de coro e o primeiro contato com o Harmonio.

A partir do ano de 2009, passou a estudar na cidade de Pelotas, no Conservatório de Música de Pelotas. Durante o período de 2009 à 2012, participou de edições das “Tertúlias Músicas”, Recitais de Extensão, acompanhamento do Coral Luterano da Igreja do Redentor. Participou de Master Classes com pianistas brasileiros e internacionais.

Em 2013 ingressa no Bacharelado em Música da Universidade Federal de Pelotas, modalidade Piano.

É integrante dos projetos de Pesquisa em “Música a quatro mãos e a dois pianos de Arthur Napoleão e repertório não-standard para piano a 4 mãos e dois pianos” e “Análise do repertório camerístico do século 19 para voz, violino e piano”; é integrante do grupo de pianistas, atuantes na cidade de Bagé, que produzem músicas a cinco pianos (20 mãos); professor do Curso de Extensão “Oficina de Piano”, no Conservatório de Música de Pelotas. Dedica-se, além da música de câmara e repertório solo, à atividade de correpetição, sendo bolsista no ano de 2013 do projeto “Ópera na Escola”.

Publicado em 20/04/2016, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.