Cotistas devem passar pela seleção da PRAE para terem vaga garantida

Os candidatos cotistas aprovados pelo Sisu de Verão, depois de fazerem a matrícula na UFPel, deverão passar pelo processo de seleção da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Só assim terão suas vagas garantidas na Universidade. A Pró-Reitoria publicou o edital de seleção de ingresso dos candidatos que se inscreveram no Sisu através das cotas. Veja em   EDITAL COTAS SOCIAIS – SISU/ENEM – 1ª CHAMADA (VERÃO/2016) – RETIFICADO . Todo ingressante que optou pelo sistema de cotas necessita passar pela homologação do processo de seleção na PRAE para análise do perfil sócio econômico. Para isto, logo após ter efetuado sua matrícula, conforme o edital (http://www2.ufpel.edu.br/alunos/editais/Edital_001_2016.pdf) da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA), o ingressante deverá dirigir-se ao Núcleo de Serviço Social (Av. Bento Gonçalves, 3395), das 8h às 18h (sem fechar ao meio-dia) nos dias 22, 25 e 26/01, e das 8h às 13h30min (sem fechar ao meio-dia) nos dias 27 e 28/01, onde entregará os documentos exigidos e passará por uma entrevista.

A coordenadora do serviço social, Janaína da Silva Guerra, sublinha que é imprescindível ao cotista passar por este processo, pois apenas o ato da matrícula não garante sua vaga na universidade. “A matrícula dos cotistas L1 e L2 (aqueles que declaram renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo) só se concretiza a partir da análise de perfil sócio econômico”, destaca Janaína.

Inscrição nos programas de Assistência Estudantil

Em um segundo momento, a PRAE lançará o edital para solicitação dos benefícios tais como alimentação, moradia, transporte e deslocamento.

O edital está previsto para o dia 18 de fevereiro. Ingressantes cotistas e não-cotistas (desde que atendam os requisitos) irão preencher um formulário online no qual farão a inscrição e o agendamento para as entrevistas.

Fim da moradia provisória

A Universidade manteve nestes últimos anos a moradia provisória dos estudantes em alojamentos em prédios próprios ou em casas alugadas. Entretanto, a partir deste ano esta forma de alocação não será feita.

Para solicitar o auxílio moradia, o candidato deverá entregar na PRAE um envelope contendo cópia do CPF e dos dados bancários. Este requerimento poderá ser feito, inclusive, no momento da entrevista de análise do perfil sócio econômico, no Núcleo de Serviço Social. É importante salientar que a conta bancária não pode ser poupança nem conta conjunta, ou seja, deverá ser conta corrente sendo titular o próprio estudante.

Devido à necessidade imediata dos requerentes do auxílio moradia, estes poderão encaminhar o pedido até o dia 15 de março, lembrando que o recebimento do benefício é até o 5º dia útil do mês subsequente ao pedido.

Publicado em 22/01/2016, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.