Comando da greve dos técnico-administrativos reúne-se com reitor

IMG_1606O reitor da Universidade Federal de Pelotas recebeu na manhã desta terça-feira (29) em seu gabinete o comando da greve dos servidores técnico-administrativos, formado por membros do Sindicato dos Servidores da UFPel (Asufpel). No encontro, solicitado pelo Comando de Greve, estiveram temáticas relacionadas ao movimento grevista, como a entrega de documento pedindo que a Reitoria da UFPel atue na Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) no sentido de que o Governo Federal acelere as negociações finais do movimento paredista.

Um dos outros temas levantados foi relacionado à proteção garantida ao grevista pela Lei de Greve. Uma das líderes do movimento grevista, Maria Teresa Fujii, destacou que esse respaldo legal é garantido somente àqueles que aderem à mobilização. Dessa forma, os servidores que não estão em greve devem manter o pleno exercício de sua função, sem a realização de rodízios ou redução das demandas.

O pró-reitor Administrativo da UFPel, Antônio Cleff, destacou que a greve está mostrando a importância do trabalho do servidor técnico administrativo e disse que a Administração Central da Universidade tem se esforçado ao máximo para respeitar o direito dos trabalhadores a realizarem o movimento, usando, sempre que necessário, o espaço de comunicação com o comando de greve e seu comitê de ética.

Maria Teresa afirmou que o sindicato aguarda a assinatura do acordo da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) com o Governo Federal para o encerramento da greve e o retorno às atividades.

Correspondência enviada

Atendendo ao pedido do Comando Local de Greve, o reitor enviou correspondência eletrônica à Presidência da Andifes, na tarde desta terça-feira (29), solicitando que a Associação intervenha junto ao MEC e MPOG para que a assinatura do Termo de Acordo com a categoria seja feita o mais rápido possível. Com o Termo assinado, o movimento grevista chegará ao fim, devolvendo a normalidade administrativa nas Universidades. Eis o texto enviado pela Reitoria da UFPel à Andifes:

“Srª. Reitora Maria Lucia Cavalli Neder,

1. Presidente da ANDIFES

Conforme deve ser de vosso conhecimento, a FASUBRA, através das entidades de base vinculadas a ela, está realizando ações junto às Administrações Superiores das IFE’s no sentido de buscar o apoio de Reitores (as) e da ANDIFES para o desfecho do movimento grevista que ultrapassa os 120 dias.

Pelo exposto no documento em anexo e pelas informações constantes na página da Federação, há uma intenção manifesta de encerrar a greve, a partir da assinatura de termo com o Governo Federal onde constem os acordos firmados entre as partes.

Dessa forma, em consonância com os interesses dos trabalhadores e da administração pública, venho solicitar-lhe intervenção de nossa Entidade junto ao MEC e MPOG no sentido de que seja agilizado o processo de assinatura do termo de acordo para que o movimento grevista tenha seu desfecho.

Atenciosamente,

Mauro Del Pino

Reitor da UFPel.”

Publicado em 29/09/2015, na categoria Notícias.