Início do conteúdo

Especialização em Saúde da Família começa defesas em Natal (RN)

IMG_20150925_085853125Teve início, nesta sexta-feira (25), em Natal, Rio Grande do Norte, a Sessão Acadêmica Pública de Defesas de Trabalho de Conclusão (TCC) do Curso de Especialização em Saúde da Família (EaD), ofertado pelo Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas (DMS/UFPel), participante da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

Estão sendo defendidos TCCs dos profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) que atuam no estado do Rio Grande do Norte. Os TCCs se referem a intervenções realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde os profissionais estão alocados. Em Natal, durante os dias 25 e 26 de setembro, serão 72 defesas. Na etapa de defesas do mês de setembro, incluindo as apresentações que ocorreram em Teresina e as que ainda ocorrerão em Pelotas, serão 335 trabalhos defendidos.

O Curso de Especialização da UFPel habilita os especializandos a realizar uma análise sistematizada da situação das UBS, planejar, implementar e avaliar intervenções voltadas à ampliação da cobertura e da qualidade dos serviços prestados à população. O resultado desse esforço está sendo apresentado nas defesas públicas de TCC.

Na solenidade de abertura das defesas de Natal, compuseram a mesa a coordenadora do curso, Anaclaudia Gastal Fassa, a coordenadora pedagógica, Elizabeth Fassa, Cláudia Melo, da Comissão Coordenadora Estadual (CCE-RN), Leda Pandolphi, secretária municipal de Saúde de Natal (SMS), Lyane Ramalho, representando a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Dailva Bezerra, do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-RN).

Anaclaudia Fassa começou sua fala saudando as sólidas parceiras da UFPel no Rio Grande do Norte – o constante apoio deste estado às necessidades do curso. Ela lembrou a grande jornada da UFPel neste ano de 2015, com a realização de centenas de Defesas de TCC, ao longo do ano, em sete estados da Federação. Anaclaudia mencionou, como consequência disso, o grande número de profissionais certificados pelo curso, desde a sua primeira turma, número que já se aproxima de dois mil. Contudo, a ênfase na fala de Anaclaudia residiu nos resultados das intervenções realizadas pelos alunos do curso nas UBS onde estão atuando. Muitas soluções e aprimoramentos têm sido propiciados pelas intervenções, frutos do Projeto Pedagógico da Especialização em Saúde da Família da UFPel, impactando fortemente na atenção aos usuários do SUS – tendo como base o monitoramento e a avaliação das atividades nas UBS, as ações de engajamento público, de educação em saúde e o estreitamento das relações com os gestores. Anaclaudia finalizou agradecendo ao Programa Mais Médicos e aos profissionais que fazem esse programa possível. “Hoje, todos os municípios do país têm profissionais médicos. Todas as comunidades indígenas estão atendidas”, disse. O PMMB, segundo Anaclaudia, ao mesmo tempo, contribui para uma mudança necessária de mentalidade dos profissionais brasileiros acerca do atendimento na Atenção Básica.

IMG_20150925_094448026Cláudia Melo, falando em nome da CCE-RN, lembrou o dia em que os profissionais médicos, que hoje estão defendendo, chegaram ao país. Para Cláudia, mesmo com todos os desafios que ainda há pela frente, e todas as dificuldades, é nítida a mudança positiva proporcionada pelo PMMB. Segundo ela, é preciso seguir trabalhando para melhor qualificar o atendimento à população.

Ouyaci Nascimento, falando em nome do Ministério da Saúde, deu as boas vindas à equipe da UFPel, mais uma vez, em Natal: “é sempre uma satisfação receber a UFPel aqui no Rio Grande do Norte”. Ouyaci reforçou a importância das intervenções realizadas no âmbito do curso de especialização da UFPel para melhor conhecer a população atendida, reforçar o diálogo com a gestão e para viabilizar trocas de experiências entre os atores envolvidos na Atenção Primária à Saúde (APS). Sobre os materiais produzidos pelo curso, foi entusiasta: “as fichas-espelho estão ‘bombando’”, descontraiu.

Leda Pandolhi, secretária de Saúde de Natal, iniciou agradecendo a presença da equipe da UFPel, mais uma vez, no município. Leda dividiu sua fala entre o olhar da gestão e o olhar acadêmico. O destaque em sua fala foi o PMMB: “hoje, nós temos médicos para atender, antes não tínhamos”. Segundo Leda, com os trabalhos realizados pelos profissionais vinculados à UFPel, uma nova visão vem sendo implementada na Atenção Básica. Academia e gestão podem dialogar, e o curso da UFPel mostra que isso possível, finalizou.

Dailva Bezerra mencionou a quebra de paradigma no serviço a partir da implementação do PMMB e das intervenções propiciadas pelo curso da UFPel. Sua fala esteve centrada no diferencial dos profissionais médicos que não vêm aderindo a manifestações e posturas corporativistas, citando algumas médicas que, ao contrário dessa corrente, vêm batalhando em prol dos princípios do SUS.

Lyane Ramalho, representando a UFRN e forte parceira da UFPel desde as primeiras defesas de TCC ocorridas em Natal, mencionou as dificuldades de estar à frente desse grande projeto e os obstáculos superados. Agora, segundo ela, passando a fase do provimento, o momento é de mergulhar na parte pedagógica, buscando refletir sobre os modelos de formação dos profissionais da saúde. Lyane destacou a importância da UFPel na retomada efetiva da educação permanente e da relação ensino-serviço no estado do Rio Grande do Norte. Finalizou agradecendo a UFPel por “matriciar” o Rio Grande do Norte do duro trabalho de aprimorar o serviço público de saúde.

Elizabeth Fassa, em sua fala, mencionou que tratava-se de um dia de celebração, mas, também, um dia para começar a pensar no dia seguinte. Elizabeth se disse satisfeita com os resultados que vêm sendo alcançados com os programas do Governo Federal, pela Especialização da UFPel. Ela lembrou a relevância dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para a efetivação do que se espera como ideal para a APS. Elizabeth enfatizou a forma como os médicos cubanos se relacionam com suas equipes e, especialmente, com os ACS com os quais trabalham. Na qualidade de Coordenadora Pedagógica do Curso, finalizou parabenizando a todos os envolvidos nesse trabalho, que busca alcançar um SUS ideal para todos.

Anaclaudia encerrou a mesa de abertura enfatizando a disponibilização aberta dos materiais do curso para que outras ações possam ser realizadas, por todo o país. “Nossos alunos descobrem que podem mudar a realidade, e outros profissionais também podem”. Ela reforçou, assim, a prerrogativa do curso de disponibilizar todos os materiais produzidos por sua equipe, em acesso aberto.

Todas as Defesas de TCC são transmitidas ao vivo, via internet. As informações sobre horários, bancas e endereços das salas de webconferência estão disponíveis no site do curso (http://unasus.ufpel.edu.br) e no Facebook.

Publicado em 25/09/2015, na categoria Notícias.