Primeira visita tátil à casa do Museu do Doce será nesta quarta-feira (26)

Escaiolas, estuques, madeiras, gradil, azulejos e outras superfícies que caracterizam a decoração, revestimento e elementos integrados da arquitetura do Casarão 8 da Praça Coronel Pedro Osório serão tocados pelos visitantes com deficiência visual. O grupo será recebido pela equipe do Museu do Doce da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), situado no local, e do Programa de Extensão O Museu do Conhecimento para Todos.  A atividade será realizada nesta quarta-feira (26), das 14h às 16h30min. Será a primeira visita tátil ao imóvel.

A informação, que para a maioria das pessoas que visita a Casa é dada pela visão, para este grupo será sentida através do toque e com a ajuda das palavras. Para os elementos distantes – como os estuques dos tetos profusamente decorados – haverá moldes em gesso e para a localização do visitante que circulará por salas que se comunicam entre si através de várias portas, haverá um mapa tátil de localização.

Ao final, a Casa terá sido traduzida pelas texturas dos seus ornamentos e sua antiguidade revelada pelo toque.

Os visitantes são alunos da Escola Louis Braille e usuários do Centro de Reabilitação Visual Louis Braille. Alguns já estiveram no Memorial do Anglo e fizeram a visita acessível ao prédio da UFPel. O Programa de Extensão O Museu do Conhecimento para Todos implantou a exposição do Memorial do Anglo e busca desenvolver a mesma proposta no Museu do Doce.

Publicado em 25/08/2015, na categoria Notícias.