Disciplina evidencia empreendedorismo e inovação para pós-graduandos

disciplina_umA centelha do empreendedorismo e da inovação foi acesa na manhã desta segunda-feira (3). Com o início da disciplina Empreendedorismo, Inovação e Propriedade Intelectual, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mais de cinquenta estudantes de pós-graduação estão se familiarizando com o tema e adquirindo ferramental para trazer o assunto à sua realidade. A atividade prossegue até o dia 7, com uma intensa programação.

A disciplina é uma promoção da Coordenação de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e conta com a participação de mestrandos e doutorandos de 18 cursos da UFPel. Duas pós-graduandas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) também participam.

Cláudio Gastal, do Movimento Brasil Competitivo, fez a abertura do evento, trazendo aos participantes o contexto atual do empreendedorismo e da inovação. Perspectivas de mercado, cenário brasileiro, conjuntura e desafios estiveram na explanação.

disciplina_doisNa sequência, o reitor Mauro Del Pino saudou os participantes, destacando, dentre tantas abordagens da área, o empreendedorismo social. Segundo ele, a Universidade deve utilizar sua capacidade crítica e autônoma para buscar alternativas produtivas que levem em consideração não apenas a geração do lucro empresarial. “Mais importante que isso é agregar valor social a novas cadeias produtivas, levando em consideração a sustentabilidade na busca de superar a lógica capitalista – de produzir, visando lucro estrito, o supérfluo, a fim de que consumamos o desnecessário”, pontuou.

Durante a manhã, os estudantes ainda tiveram dinâmicas relacionadas à psicologia do empreendedor. A psicóloga Lílian Tavares propôs ações para que os participantes identificassem quais características empreendedoras possuem, suas potencialidades e desafios para mudar. “Trabalhamos com a ideia de que o empreendedor não nasce pronto, mas pode ser construído, de acordo com as características que cada pessoa tem”, disse.

Durante a tarde, a programação contou com as mesas-redondas “Doutores e Mestres em Empresas”, com Rodrigo Leal, Alexandre Souza e Luciano Loder e “Doutores e Mestres Empreendedores”, com relatos de Aline Ogliari, Maurício Tavares e Michael Bressel.

Na avaliação do coordenador de Inovação Tecnológica da PRPPG, Mário Canever, a participação de mestres e doutores em ações empreendedoras é fundamental para o país. O conhecimento produzido na academia retorna para a sociedade na geração de renda, emprego e sustentabilidade. “O desenvolvimento e a inovação ocorrem no ambiente da pós-graduação”, observou.

Para o doutorando em Ciência e Tecnologia de Sementes, Ricardo Ternus, a disciplina agrega tanto em sua formação como aluno – especialmente ampliando a visão de inovação tecnológica característica de sua área – quanto profissional. Ele já atua na Secretaria de Agricultura do Estado de Santa Catarina e, junto a um colega, produz tomates especiais. “Temos diferencial e dominamos a parte técnica, mas precisamos entender a questão gerencial, de relacionamento com o mercado e o cliente”, relatou.

As atividades têm sido desenvolvidas no quarto andar do Campus Porto (Anglo), com atividades pela manhã e à tarde, que incluem palestra, painéis, visitas e o Desafio 24 Horas, quando os estudantes terão de apresentar uma proposta de trabalho.

Confira a programação para os demais dias:

4 de agosto, terça-feira
8h – Modelagem de Negócios, com Samuel Ongaratto
10h30min – Modelagem de Negócios e Pitching, com Samuel Ongaratto
14h – Plano de Negócios, com Helena Neves, Maurel Oliveira e Mário Canever
17h – Trabalho de grupos para elaboração do Plano
18h – Apresentações dos Planos

5 de agosto, quarta-feira
8h – Políticas de APLs, Parques Tecnológicos e FINEP, com João Carlos Deschamps, Cristian Kuster e Evandro Piva
10h30min – Incubadoras e Aceleradoras, com Maurel Oliveira, Bruno Zanchet e Maurício Centeno
14h – O que é Inovação e Projetos de Inovação, com Fabrício Ogliari
16h30min – Apresentação do Desafio 24 Horas, com Mário Canever
17h – Trabalhos de Grupos
19h – Pitching do projeto inicial

6 de agosto, quinta-feira
8h – Entrega do Projeto inicial e elaboração do Canvas e do Plano de Negócio do Projeto
14h – Elaboração do Canvas e do Plano de Negócio do Projeto
15h – Exposição do Canvas e do Plano de Negócios no corredor do 4º andar
16h – Entrega do projeto
16h30min – Apresentações dos projetos das equipes

7 de agosto, sexta-feira
8h – Visitas técnicas (Lifemed, Freedom e Safras & Cifras)
14h – Trabalho de grupo – evidências da inovação nas empresas e análise SWOT das empresas
15h – Apresentações dos grupos
16h30min – Premiação do Desafio 24 Horas

Publicado em 03/08/2015, nas categorias Destaque, Notícias.