Assinatura de contrato garante revitalização do acesso ao Campus Capão do Leão

A concretização de uma antiga demanda da comunidade acadêmica e científica de Pelotas e região, além da população do município do Capão do Leão, estará mais próxima da realidade a partir da manhã da próxima quarta-feira. Às 10h do dia 15 de julho, será assinado na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado o contrato para o início das atividades de revitalização do trecho de acesso ao Campus Capão do Leão da Universidade Federal de Pelotas, que compreende principalmente trechos das avenidas Três de Maio e Eliseu Maciel.

A movimentação em torno da revitalização do trecho que liga a BR-392 ao Campus da UFPel e a unidade da Embrapa é fruto de um grande trabalho de articulação realizado por diversas organizações, entre elas a própria Universidade, a Embrapa Clima Temperado e o Sindicato de Servidores da UFPel, além dos poderes públicos do município do Capão do Leão, representados pela Câmara dos Vereadores e a Prefeitura.

O trecho de cerca de sete quilômetros, que ainda inclui uma pequena extensão da avenida Duque de Caxias, de Pelotas, sempre foi alvo de reclamações dos usuários. Com a descoberta de que por ser uma ligação entre uma rodovia federal e a área de não apenas uma, mas duas instituições federais – a universidade e a estação da Embrapa, a via poderia ser federalizada, começou a pressão, inicialmente com o ministro dos Transportes, que encaminhou o grupo para o DNIT.

O primeiro passo em direção à recuperação do trecho, dado no início de 2014, foi a sua federalização, quando a responsabilidade pela sua conservação foi passada do município para a União. Desde então, são promovidas reuniões com o DNIT para agilizar a recuperação. Um dos pontos mais importantes dentro dessa caminhada foi a aprovação da doação do terreno que abriga o acesso por parte das Câmaras Municipais do Capão do Leão e de Pelotas para a União. Isto possibilitou legalmente a federalização do trecho.

Desde a transmissão da responsabilidade pela conservação, já foram realizados no local algumas recuperações emergenciais, de forma a diminuir os danos existentes na pista de rolamento. A expectativa agora é de uma revitalização completa.

O reitor da UFPel, Mauro Del Pino, ressalta que a conquista dessa restauração é resultado de um esforço coletivo que conquista uma melhoria há muitas décadas pleiteada pela comunidade da região. “Ela vai significar mais segurança, qualidade no deslocamento e melhorias também na fiscalização do transporte coletivo”, afirma, lembrando que a partir de agora o controle passará a ter apoio da Polícia Rodoviária Federal.

O coordenador técnico da Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, Sérgio Renan Alves, destaca que a revitalização trará melhoras substanciais nas condições de vida da comunidade que depende do acesso. Ele diz que a melhoria resultará numa diminuição dos gastos com manutenção dos veículos. Além disso, diminuirá os problemas com horários enfrentados pelo transporte coletivo que serve às instituições. Para Alves, a reforma também terá reflexo na autoestima dos empregados da Embrapa, que terão um aumento na qualidade de seu deslocamento ao trabalho.

SERVIÇO:

Assinatura do contrato de revitalização do trecho de acesso ao Campus Capão do Leão da UFPel e da Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado

Data: quarta-feira, 15 de julho

Local: Estação Experimental Terras Baixas – Embrapa Clima Temperado

Endereço: Campus Universitário, s/n – Capão do Leão (RS)

Publicado em 13/07/2015, na categoria Notícias.