Projeto da Laneira tem a colaboração de professor espanhol

DSC_4475 - Cópia Na tarde de quarta feira (5), o historiador e professor da Universidade de Sevilla, Espanha, Vicente Julián Sobrino Simal, esteve visitando o conjunto arquitetônico da extinta fábrica Laneira acompanhado da professora Francisca Michelon, Chefe do Núcleo de Patrimônio Cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, e do professor Ricardo Sampaio, colaborador da Seção de Patrimônio Cultural Edificado deste Núcleo.

Julián lidera o grupo de pesquisa Cidade, Arquitetura e Patrimônio Contemporâneo vinculado ao Departamento de História, Teoria e Composição Arquitetônicas da Faculdade de Arquitetura e, especialmente, atua com patrimônio industrial espanhol.

Em maio de 2014 recebeu as professoras Francisca Michelon e Celina Britto na Faculdade de Arquitetura, onde atua, para estabelecerem uma proposta de trabalho conjunto, com vistas ao desenvolvimento de assessoria e acompanhamento ao projeto Laneira Casa dos Museus.

Naquela ocasião, encaminhou-se o texto de um termo de cooperação entre a Universidade de Sevilla e UFPel para o desenvolvimento deste primeiro trabalho entre o grupo de pesquisa de Julián e o Núcleo de Patrimônio Cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel. O termo estende-se ao Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural e, através da Professora Celina, ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Assim, o objetivo da visita foi conhecer o local para o qual se desenvolveu o projeto Laneira Casa dos Museus, que será entregue à Reitoria da UFPel no próximo dia 11.

Julián observou vários aspectos da estrutura fabril e a adequação da proposta a resultados desejáveis para a revitalização de um conjunto que já se apresenta como um “fóssil urbano”. Ressaltou a importância de manter a estrutura industrial aparente, diretriz que foi aplicada no projeto coordenado pelos arquitetos Celina Britto e Ricardo Sampaio e pela adequada circulação que promoverá a participação da cidade neste espaço universitário.

Observou a importância da manutenção destes espaços fabris reveladores da “cidade invisível”: aquela feita pela história de muitas vidas anônimas cuja principal expressão é o seu local de trabalho.

Ressaltou que na Espanha e na Europa, em geral, o patrimônio industrial ainda existe em grande número, embora perdas significativas tenham ocorrido. Destacou, por isto o esforço da UFPel em investir neste patrimônio, buscando o melhor e mais generoso uso possível.

Julián ministrou um curso para professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural e fará a conferência de encerramento do 8o Seminário Internacional de Memória e Patrimônio, na sexta feira, dia 7, 19h. Em ambos, o tema é Patrimônio Industrial.

Publicado em 07/11/2014, na categoria Notícias.