UFPel integra ações do Dia do Patrimônio em Pelotas

A Universidade Federal de Pelotas, através da Seção de Museus, Acervos e Patrimônio Imaterial do Núcleo de Patrimônio Cultural da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, atendeu a chamada que a Prefeitura de Pelotas fez a todos para integrarem-se às comemorações do Dia do Patrimônio Histórico.

A data comemorativa, proposta pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é o dia 17 de agosto, em homenagem a Rodrigo Melo Franco de Andrade, mineiro que dedicou boa parte de sua vida a um intenso e decisivo trabalho de proteção ao patrimônio nacional. Deve-se a ele e outros intelectuais da época, o surgimento da SPHAN (Secretaria que depois se transformou em Instituto) em meados dos anos de 1930. No entanto, em Pelotas esta data é estendida e comemorada em mais de um dia. Neste ano, as comemorações na cidade celebram o tema “A herança cultural Africana em Pelotas”.

A UFPel vem demonstrando que atribui ao seu patrimônio cultural uma importância que ultrapassa os muros da Instituição. Reconhece que no seu patrimônio cultural, material e imaterial, reside significativa parte da memória da cidade. De tal modo, envida esforços no sentido de buscar formas e alternativas para cuidar desta herança cultural que pertence a muitas gerações. Assim, ao responder ao chamado para as comemorações do Dia do Patrimônio Histórico, a Universidade reitera seu compromisso com a memória da cidade.

A programação proposta pela Seção de Museus buscou contemplar a temática deste ano com atividades que trouxessem para o Museu do Doce, local que sediará toda a proposta da Universidade, manifestações da própria comunidade e, ao mesmo tempo, atividades que exemplificam algumas das muitas ações de preservação que a Instituição vem desenvolvendo na cidade.

As atividades iniciam nesta sexta feira, dia 15 e prolongam-se até domingo, a data official do Dia do Patrimônio Histórico (17 de agosto).

Agenda

Sexta feira, 15/8 – 20 hs – Apresentação da Banda, campeã do carnaval de 2014 – Kibandaço.

Sábado – 16/8 -16 hs – Apresentação Dança Afro – Naiane Ribeiro e Tiago Meirelles.

Sábado e Domingo – 16 e 17/8 – 14h às 18h – Exposição: “Estudos Volumétricos, Afinidades criativas socioculturais no ensino de Desenho e Geometria”, Trabalho desenvolvido pelos alunos da área de Design/IFSUL e Matemática/UFPEL, envolvendo o tema Monumentos Históricos da cidade. A exposição compreende o estudo histórico, as maquetes e, em especial, as embalagens para doces de Pelotas

Sábado e Domingo – 16 e 17/8 – 14h às 18h – Visitas Mediadas por alunos do curso de Museologia da UFPEL, à casa que sedia o Museu. A mediação apresenta a história e o restauro da casa e o projeto do Museu do Doce da UFPEL, que será implantado.

Sábado e Domingo – 16 e 17/8 – 14h às 18h –  – Exposição Pinturas Decorativas – Resgatando Técnicas. A exposição apresenta os resultados das atividades práticas desenvolvidas na disciplina de Introdução à Conservação e Restauro – ICH/UFPEL nos quais se exemplificam as técnicas antigamente aplicadas às paredes para decoração dos interiores, assim como os revestimentos que eram utilizados nos prédios históricos da cidade de Pelotas

Sábado e Domingo – 16 e 17/8 – 14h às 18h – Brincando com o LEP (Laboratório de Educação para o Patrimônio/Bacharelado em Museologia – ICH/UFPel. Demonstração de jogos educativos sobre o patrimônio da cidade.

Sábado e Domingo –17/8 – 18h – – Apresentação de Dança Afro – Grupo 1o Ato – Tavane Viana

Local: Museu do Doce da UFPel, Pça. Cel. Pedro Osório, 08

Publicado em 15/08/2014, nas categorias Agenda, Notícias.