Ciclo de Debates discute universidade e sociedade na contemporaneidade

DSC_0153Na noite da última sexta-feira (13), a UFPel deu ao Ciclo de Debates sobre a Constituinte Universitária. O primeiro debate da rodada ocorreu no auditório da Faculdade de Direito e teve como tema “Universidade e Sociedade na Contemporaneidade”, contando com a participação dos professores Marlene Ribeiro e Alceu Ferraro, da UFRGS, e Helder Molina, da UERJ.

DSC_0146A professora da UFRGS, Marlene Ribeiro, abriu o debate contextualizando as políticas que definem e sustentam a Universidade pública, contando um pouco sobre as mudanças no papel da Universidade no decorrer da história do país e como este novo padrão imposto às universidades  define o trabalho docente. Para Marlene, a iniciativa da UFPel de construir democraticamente um novo estatuto é pioneira no país.

Para o professor Helder Molina (UERJ), o Processo da Constituinte não pode ficar fechado dentro dos muros da universidade, deve contar com a participação do público externo e, sobretudo, levar em consideração as aspirações das minorias da sociedade. “Este processo pode retomar qual é o verdadeiro papel de uma universidade plural e democrática”, disse.

Já o professor Alceu Ferraro, da UFRGS, fez uma retrospectiva da Universidade Brasileira, ressaltando o fato de a pesquisa ter sido inserida de forma recente dentro da Universidade e estar conectada à pós-graduação quando deveria ser função básica e condição preliminar tanto da pós-graduação quanto da graduação. Para ele, um dos grandes desafios da Universidade é integrar o ensino e a pesquisa, através de políticas propositivas acompanhadas de mecanismos de estímulo e de apoio às iniciativas.

Publicado em 16/06/2014, nas categorias Destaque, Notícias.