Reitoria relata esforços para ampliar assistência estudantil

DSC08097 DSC08107 A Administração Superior da UFPel recebeu representação de acadêmicos para tratar de pauta de reivindicações sobre auxílios estudantis. Na tarde desta sexta-feira (13), o reitor Mauro Del Pino, a vice-reitora Denise Gigante e a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha, conversaram com grupo de alunos sobre a situação de estudantes que tiveram seus pedidos de auxílio moradia e de moradia na Casa do Estudante indeferidos.

Conforme dados da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), dos 62 pedidos de moradia na Casa do Estudante neste semestre, 28 foram deferidos e 34 indeferidos. Quanto ao auxílio moradia, das 549 inscrições no Programa, 110 foram deferidas e 439 indeferidas, das quais mais de 350 estão dentro do perfil sócio-econômico exigido.

A Administração Superior trabalha para ampliar o atendimento dos pedidos, mas admite que talvez não seja possível atender a todos. A Reitoria, conforme Mauro Del Pino, tem procurado colocar mais recursos da Universidade nos programas de assistência, o máximo que seria possível, e trabalha fortemente na concretização da nova Casa do Estudante, que será um condomínio estudantil com seis blocos. Neste sentido, o reitor e a pró-reitora de assuntos estudantis têm audiência marcada no MEC, em Brasília, para o dia 24 de junho, quando apresentarão o projeto de licitação da construção da nova Casa.

Del Pino e Ediane disseram aos estudantes que os recursos dos alunos que tiveram seus pedidos de auxílio moradia e de moradia na Casa indeferidos serão reavaliados e que procurarão atender aos casos mais graves. Os auxílios alimentação e transporte estão garantidos para todos que se enquadraram no perfil de renda, afirmaram o reitor e a pró-reitora.

“A assistência estudantil é prioridade para a gestão. Queremos sempre buscar ações em conjunto com os estudantes, queremos trabalhar juntos, sem situações de confronto ou afronta, só que tens coisas que infelizmente não dá para resolver de uma hora para outra”, observou o reitor. Del Pino citou a ação de providenciar o mais rápido possível a construção da nova Casa do Estudante como um exemplo do que está sendo feito para aliviar a falta de moradia. Só que esta solução, frisou o reitor, surgirá a médio prazo.

Durante o encontro, a vice-reitora lembrou que a ampliação do programa de bolsas acadêmicas, que hoje contempla 1,4 mil bolsistas na Universidade, auxilia no processo de assistência estudantil, na medida em que gera renda a estes alunos, muito deles em situação de vulnerabilidade social. “Vocês podem ter certeza que estamos do mesmo lado nesta luta e fazendo de tudo para melhorar a vida de quem precisa”, disse Denise Gigante.

O reitor ressaltou que a ampliação dos recursos federais para assistência estudantil é uma reivindicação da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes da Instituições Federais de Ensino Superior), órgão no qual a UFPel tem forte participação, e informou ao grupo que hoje a Universidade investe, anualmente, R$ 9,9 mil por aluno, somente nos auxílios moradia e alimentação.

O grupo de estudantes entregou ao reitor documento com reivindicações sobre os programas de assistência. A Reitoria deve responder oficialmente na próxima semana.

Publicado em 13/06/2014, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.