Obras do Centro de Cuidados Paliativos têm início no dia 26

DSC_0049-001Uma das obras mais aguardadas pela área de Saúde e que trará benefícios diretos a pacientes com patologias graves, ameaçadoras à vida, em especial portadores de câncer, já tem data para começar. Reunião realizada nesta terça-feira (18) entre integrantes da Coordenação de Obras e Planejamento Físico da UFPel e da empresa Loki Engenharia, vencedora da licitação, definiu a próxima quarta-feira, dia 26, como a data de início das obras do Centro Regional de Cuidados Paliativos do Hospital-Escola (HE).

O contrato, que havia sido assinado em janeiro, prevê investimentos da ordem de R$ 2 milhões, provenientes do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). A obra deve ser concluída em um ano. Assim, o setor deverá estar funcionando nos primeiros meses de 2015. O Centro Regional será localizado no prédio da antiga Laneira, na avenida Duque de Caxias, Fragata.

A previsão é que os atendimentos ambulatoriais atinjam cerca de 1,5 mil usuários por mês, em Pelotas e região. Terá capacidade instalada, infraestrutura e processo de trabalho adequados para atender usuários que apresentam patologias graves, com sobrevida reduzida, em especial portadores de câncer em estágio avançado. As instalações terão cerca de mil metros quadrados.

No Centro Regional de Cuidados Paliativos (CRCP) haverá 20 leitos de internação, área de convivência de pacientes e familiares, postos de enfermagem, salas de procedimentos, sala de reunião de equipe, auditório, almoxarifado, copa/cozinha e garagem. A Atenção Domiciliar (PIDI), que envolve duas equipes, terá capacidade para atender 20 internações domiciliares concomitantes.

O Ambulatório Interdisciplinar de Cuidados Paliativos terá recepção e quatro salas de atendimento. As áreas da saúde previstas com inclusão acadêmica e assistência são Medicina, Enfermagem, Nutrição, Terapia Ocupacional, Psicologia, Farmácia, Odontologia, Serviço Social e Educação Física.

Filosofia Hospice
A diretora do Hospital Escola, Julieta Fripp, salienta que o Centro oportunizará aos usuários dos SUS de Pelotas e região um ambiente humanizado, com uma equipe de profissionais adequadamente capacitados a atender às necessidades físicas, psicossociais e espirituais de pacientes que apresentam patologias em estágio avançado. “Além do controle de sintomas, os usuários terão garantida a sua autonomia, se comportando como sujeitos ativos, juntamente com seus familiares, na tomada de decisões a respeito do seu tratamento”, disse a diretora.

“A implantação desta filosofia de atendimento, conhecida como ‘hospice’, e já existente em países do primeiro mundo, será inédita no sistema público de saúde brasileiro e poderá se tornar referência em nosso país”, observa Julieta.

Os cuidados paliativos baseiam-se em conhecimento científico inerente a várias especialidades e possibilidades de intervenção clínica e terapêutica nas diversas áreas de conhecimento da ciência médica. “Porém, o trabalho de uma equipe de cuidados paliativos é regido por princípios claros, que podem ser evocados em todas as atividades desenvolvidas”, ressalta a diretora do HE.

A reunião
Além da diretora do HE, participaram do encontro, pela Coordenação de Obras e Planejamento Físico da UFPel, além do coordenador Cleidi Victória Pinto, os engenheiros civis João Luís Ramos, Luiza Denardi Cesar e Giovane Campos. A Loki Engenharia foi representada pelo diretor José Luiz Lokschin e pelo técnico em Edificações, Diego Lautenschlager.

Estamos reconstruindo a UFPel! Clique aqui e veja todas as matérias.