Professores do Pronecim concedem entrevista à TV Escola

PronecimPara falarem sobre o Prêmio Professores do Brasil, que neste ano terá sua sétima edição, os professores Vitor Hugo Borba Manzke, Vera Lúcia Bobrowski e Rita Seixas, todos integrantes do Pronecim (Programa Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática), parceria da UFPel com o CAVG/IFSul, estiveram no Rio de Janeiro, onde concederam entrevista  à TV Escola. Também participaram as professoras Mariluce Kurz Vieira e Maria Cláudia Bachieri.

O Prêmio Professores do Brasil é avaliado nacionalmente, já há alguns anos, por uma equipe com cerca de 40 professores vinculados ao Pronecim. A professora Vera Bobrowski explicou que a TV Escola produzirá um programa chamado “Professores do Brasil”, no qual, além das entrevistas já concedidas, haverá a participação dos professores vencedores deste ano, que serão entrevistados durante o seminário a ser realizado nos dias 12 e 13 de dezembro, em Brasília, para a entrega da premiação. O programa será exibido na semana seguinte por vários dias.

Como o PPB envolve o processo educacional de todo o país, possibilitando a observação de várias particularidades regionais, Vera Bobrowski salientou que os integrantes do Pronecim foram convidados pela TV Escola para abordarem as experiências vividas e adquiridas durante os anos em que vêm atuando como avaliadores. “Para nós têm sido um trabalho especial e gratificante”, observou.

Para o coordenador do Pronecim, professor Vitor Hugo Borba Manzke, o sentido do Prêmio Professores do Brasil é o de resgatar e valorizar o papel do professor na formação de seus alunos como cidadãos, dando visibilidade a experiências pedagógicas que possam servir de exemplo para outras comunidades escolares e ao próprio sistema de ensino.

PPB
O objetivo maior do Prêmio Professores do Brasil, realizado pelo Ministério da Educação com o apoio de parceiros,, é dar reconhecimento ao trabalho dos professores das redes públicas, a partir da Educação Infantil até o Ensino Médio, incluindo também as instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais, conveniadas aos sistemas públicos de ensino, pela contribuição para a melhoria da qualidade da Educação Básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras.

Publicado em 22/11/2013, na categoria Notícias.