Seminário difunde a Arte em Pelotas
Dedicado à difusão da Arte realizada em Pelotas e aberto a toda comunidade, o Seminário “Arte em Pelotas: Contexto cultural, atuação artística, espaços
Os conteúdos a serem desenvolvidos no Seminário versarão sobre o patrimônio artístico e cultural da cidade de Pelotas, que começou a ser estruturado desde o seu surgimento, no século XIX, e que continua a ser produzido na contemporaneidade. Considera-se que este rico patrimônio precisa ser difundido junto a toda comunidade, para que seus cidadãos conheçam não apenas seus artistas e as obras por eles realizadas, mas que também colaborem com a valorização e preservação do importante acervo existente na cidade. Um dos propósitos do evento é dar a conhecer a riqueza construída pelos artistas de diferentes origens, e as informações coletadas e organizadas pelos professores e pesquisadores de arte. Ao difundi-la, maiores serão as possibilidades de que ela seja valorizada e preservada.
“Pretende-se, no decorrer das atividades, ressaltar não somente a arte presente em museus e residências particulares, mas também aquela arte que faz parte do dia a dia de cidadãos e cidadãs, aquela arte que está na arquitetura das casas por onde passamos, assim como a que está nos passeios e praças públicas e também no nosso cemitério por onde caminhamos. Tudo isso é arte, é riqueza, é patrimônio de nossa cidade e deve ser preservado. Deve-se conhecer para valorizar e preservar”, observa a coordenadora do projeto, professora Carmen Regina Bauer Diniz.
Na continuidade do Seminário, também será destacada a produção artesanal que poucos conhecem e que deve ser difundida para que se consiga ter a abrangência da produção artística de Pelotas.
As inscrições para o Seminário começaram dia 10 e vão até quinta-feira(17), na Câmara de Extensão no Centro de Arte, situada à rua Alberto Rosa, 62 e, também, no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg). Os telefones para contato são 3284-5514 (Centro de Artes) e 3225-9144 (Malg).