Nota de falecimento

A Universidade Federal de Pelotas lamenta informar o falecimento do professor aposentado da ESEF e ex-Vice-Reitor (2005-2009), Telmo Pagana Xavier, aos 68 anos, completados no último dia 29 de março. A despedida será hoje no complexo Memorial Angelus Pax.

O professor Telmo Xavier era graduado em Educação Física e Desportos pela Universidade Federal de Pelotas (1975) e tinha mestrado e doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1981/1998). Ingressou no quadro de servidores da UFPel em 1976 e aposentou-se em 2014. Durante a sua carreira docente, foi diretor da Escola Superior de Educação Física (ESEF) de 1985 a 1989, além de ter exercido as funções de chefe de Departamento e Coordenador da Pós-Gradução, entre outras.

Em 1984, recebeu o Prêmio MEC de Literatura Desportiva, oferecido pela Secretaria de Educação Física e Desportos do Ministério da Educação e Cultura, e em 2005, o prêmio Master Iberoamericano em Dirección Educativa, do Consejo Iberoamericano en honor a la calidad educativa. Em agosto de 2014, foi homenageado por seus colegas professores da ESEF.