Pacientes do Hospital Escola contam agora com Sala de Reabilitação

Os pacientes do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) agora podem contar com uma Sala de Reabilitação. Nesta terça-feira (22) as equipes da Unidade de Sistema Neuro-músculo Esquelético apresentaram a nova sala aos colaboradores do HE.

A sala é um espaço para atendimento multiprofissional de pacientes internados na instituição, onde serão realizados atendimentos envolvendo reabilitação física, atividades motoras e manuais, atividades cognitivas e lúdicas. Além disso, serão realizadas avaliações técnicas das áreas de educação física, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. O novo espaço conta com bicicleta, elíptico, cama elástica, steps, espaldar, borrachas elásticas, colchonetes, bolas suíças, anilhas e halteres, todos provenientes de doações através de academias e pessoas parceiras para construção do espaço.

Com a mudança, o serviço de Educação Física passará a atender todas as unidades de internação do HE. Os profissionais irão realizar avaliações físicas pré e pós-operatórias, prescrição de exercícios físicos para prevenção de perda de massa muscular, reabilitação muscular e exercícios para prevenção de comportamento sedentário no leito. “Além de auxiliar os aspectos físicos, o exercício também promove melhora do bem-estar e saúde geral do paciente contribuindo com melhor adesão aos tratamentos e diminuição do estresse causado pela internação”, salientou a profissional de educação física, Lidiane Pozza.

Conforme a fisioterapeuta Camilla Benigno, a partir de agora o serviço de fisioterapia poderá fornecer um atendimento diferenciado aos pacientes, com sessões em pequenos grupos, utilizando recursos que não são possíveis utilizar nas unidades, como a bicicleta ergométrica e a cama elástica, além de permitir que o paciente circule em um local mais adequado, evitando um fluxo maior nos corredores do hospital.  “Pretendemos, com a utilização da sala, promover atividades lúdicas e multidisciplinares com os outros membros da unidade, permitindo que os atendimentos saiam da rotina, buscando promover mais qualidade de vida para o paciente internado”, destacou.

Na parte de atendimento da equipe de Terapia Ocupacional, as atividades desenvolvidas na nova sala visam promover reabilitação funcional, cognitiva, atividades lúdicas e expressivas, confecção de recursos terapêuticos, entre outras atividades, conforme a demanda de cada paciente. Os atendimentos focam no resgate das atividades cotidianas e significativas de cada paciente a fim de estimular as habilidades e capacidades remanescentes proporcionando autonomia, independência e qualidade de vida. “O espaço permitirá a promoção de grupos terapêuticos para pacientes e cuidadores, com objetivos diversos, entre eles a musicoterapia, relaxamento, dinâmicas de grupos com temáticas importantes”, afirmou a terapeuta ocupacional, Aline Sartori.

Publicado em 23/10/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Enfermagem, HE, Hospital Escola, saúde, Terapia Ocupacional.