Grupo Tropa da Dança se apresenta neste sábado (17), na quadra do Guarany

Foto mostra grupo durante apresentação de rua.O Grupo Tropa da Dança, criado pelo projeto de extensão Dança no Bairro, do curso de Dança da UFPel, se apresentará neste sábado (17), às 14h, na Lobo da Costa entre Gonçalves Chaves e Félix da Cunha, na quadra do Teatro Guarany, dentro da programação do Dia do Patrimônio.

O projeto, coordenado pelas professoras Catia Carvalho e Josiane Franken, se consolida há mais de 6 anos através de ações artístico-pedagógicas em diferentes territórios da cidade de Pelotas com o apoio de diversas instituições parceiras (CDD- Comitê de Desenvolvimento do Loteamento Dunas; Colégio Estadual Félix da Cunha; Arteria- Espaço de Arte; Projeto Lindóia Bem Viver; Escola Estadual Dr. Franklin Olive Leite e Escola Municipal Luiz Augusto Assumpcão).

Ele surge com a proposta de democratizar a prática da dança a partir de elementos estéticos da cultura local, valorizando os saberes da comunidade em diálogo com os conhecimentos construídos pelo curso de Dança da UFPel. Dentro desse cenário foi criado no loteamento Dunas, com o apoio do CDD, o grupo “Tropa da Dança”, onde é trabalhado o sentido de pertencimento ao bairro, constituindo-se como espaço que promove a legitimidade de cada sujeito na convivência humana e fortalece o protagonismo juvenil.

O Tropa de Dança, em conjunto com a companhia NGRS, traz como  proposta artística para ser apresentada na Programação do Dia do Patrimônio coreografias de danças urbanas, Funk e Dança do passinho.  Os corpos dos alunos do projeto transbordam movimentos experimentados nas oficinas de dança, nas ruas, nas rodas de rap, nos encontros de passinho, nas festas, nos diferentes territórios de encontros. A partir da dança, eles vão se tornando mais criativos e críticos, criam relações de amizade e novos espaços de socialização.

As coreografias surgem de um processo de criação coletiva e tem como sua principal referência as manifestações culturais e populares do universo funk.  A dança em cena vem para nos contar sobre os modos de vida e estéticas da existência dos jovens da comunidade do Dunas.

Tropa da Dança: Fragmentos Coreográficos em Cena.

Sábado, dia 17.08, às 14h.

Na rua Lobo da Costa (entre as ruas Félix e Gonçalves Chaves).

Direção artística: Catia Fernandes de Carvalho

Figurino (concepção): Larissa Martins e comissão de figurino

Bailarinos: Kimberly Oliveira;  Lissiane Vigorito; Mariana Rodrigues; Larissa Almeida; Kauana Almeida; Andrei Silva; Emily Ribeiro; Kevin Santos; Tassiane Vigorito; Erick Santana; Wadrian Fonseca; Michael Oliveira; Raíssa Lacerda, Nathaniel Campos, Amanda Ribeiro.