Início do conteúdo

Setembro Amarelo terá Encontro de Prevenção ao Suicídio

Em alusão ao Setembro Amarelo, o Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Discente da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Pelotas (NUPADI/PRAE/UFPel) promove o 2º Encontro de Prevenção ao Suicídio. A atividade será no dia 14 de setembro, a partir das 8h, no Auditório 2 do Centro de Artes. A comunidade acadêmica é convidada a participar das discussões sobre essa importante temática que diz respeito à saúde mental.

O encontro terá debate de temas como cuidado com a vida, promoção da autoestima, rede de proteção, docência sensível e outros assuntos ligados à questão. Estão previstas palestras, mesa-redonda e momentos de café e arte.

O NUPADI tem natureza multidisciplinar e congrega as áreas de Enfermagem, Psicologia e Serviço Social, e busca o desenvolvimento de ações que acolham os diferentes aspectos da vida e que ofereçam aos estudantes da UFPel novas formas de pensar o cuidado de si e do outro para a melhoria da qualidade das experiências ao longo de seu processo de formação profissional.

As inscrições serão feitas na hora, conforme capacidade de assentos do local. No entanto, quem quiser certificado de oito horas deve realizar inscrição até o dia 12 de setembro, enviando e-mail para o endereço nupadi.prae@gmail.com, com a palavra “VIDA” no assunto, e nome completo no corpo do e-mail.

Programação:
8h – Credenciamento

8h30min – Palestra: “Ficar e Resistir: por uma Ética de Prevenção e Cuidado da Vida”, com a psicóloga Juliana Antunes Souza (NUPADI)

9h30min – Café & Arte

10h – Palestra: “Linha de Cuidado e Rede de Proteção na Violência Autoprovocada”, com a epidemiologista Dóris Schuch (Rede Municipal de Saúde)

11h30min às 12h – Momento artístico

14h – Palestra: “Atividade Física e Saúde Mental”, com o professor Marlos Domingues (Escola Superior de Educação Física – ESEF)

15h – Palestra: “Promoção da Autoestima para Valorização da Vida: uma Visão Cognitiva no Contexto de Prevenção”, com a enfermeira Renata Carpena Schramm (NUPADI)

15h30min – Café & Arte

16h – Mesa-Redonda: “Arte, Diversidade e Saúde do Estudante: por uma Docência Sensível”
Coordenação: Psicóloga Lisandra Berni Osório (Chefe do NUPADI)
Professores convidados:
Miriam Cristiane Alves (Curso de Psicologia/Coordenação do Núcleo de Estudos e Pesquisas ÉLÈÈKO e do Projeto de Extensão Diz Aí)
Carolina Correa Rochefort (Curso de Artes Visuais/ Coordenação do Projeto de Extensão Patafísica: mediadores do imaginário e do Projeto de Mediação Artística: Potências/Encontros Poeticoeducativos)
Vanessa Doumid Damasceno (Curso de Letras/Direção do Centro de Letras e Comunicação)

18h – Encerramento

Publicado em 03/09/2018, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.