UFPel adere ao Pacto Pelotas pela Paz

A UFPel aderiu oficialmente ao Pacto Pelotas pela Paz, em ato realizado nesta semana na Reitoria da Universidade. A adesão foi assinada pelo reitor Pedro Curi Hallal e pela prefeita Paula Mascarenhas. Assim, a Instituição soma-se aos esforços que a comunidade realiza no sentido de reduzir os índices de criminalidade e violência no município. Presentes no ato o presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, Luiz Henrique Vianna, membros da coordenação do Pacto e pesquisadores colaboradores.

Para o reitor da Universidade, será uma oportunidade de a UFPel colocar à disposição da sociedade sua expertise na área. Neste sentido, ele ressaltou pesquisas da Epidemiologia que detém dados importantes, sobretudo a respeito da violência doméstica.

À Universidade, caberá realizar ações na área da estratégia Infância Protegida, do eixo Prevenção do Pacto, por meio da avaliação da implementação de metodologias de fortalecimento de vínculos e precaução à violência na primeira infância. O trabalho nestas ações será coordenado pelo pesquisador Joseph Murray, do Centro de Pesquisas Epidemiológicas, e envolverá as atividades da Coorte 2015, atingindo dez por cento deste grupo, ou seja, 400 famílias. A avaliação das metodologias deverá iniciar na metade de 2018.

Também será de responsabilidade da UFPel contribuir para a ampliação dos serviços de perícia nos casos de abuso sexual de crianças e de adolescentes, ainda dentro da estratégia Infância Protegida.

Caberá ainda à Universidade identificar vagas disponíveis em cursos livres da UFPel e disponibilizá-las a jovens em situação de vulnerabilidade social e participar de outras ações das secretarias, de acordo com as disponibilidades da Instituição.

Publicado em 14/12/2017, nas categorias Destaque, Notícias.