NOTÍCIAS

Conservação e Restauro faz intervenção em Pintura Mural do Museu da Baronesa

Estudantes do curso de bacharelado em Conservação e Restauro da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estão voltando olhares e atenções à pintura mural que fica no alpendre do Museu da Baronesa. Os acadêmicos estão fazendo uma intervenção na obra, com o objetivo de fazer documentação, registro fotográfico, higienização e consolidação da pintura.

Com dimensões de 3,23m x 5,31m, o painel retrata uma paisagem, provavelmente europeia. Conforme a coordenadora da atividade, professora Andréa Lacerda Bachettini, o estado de conservação da pintura mural é delicado. A obra está muito fragilizada, necessitando com urgência de intervenção adequada. O grupo identificou fissuras, policromia pulverulenta, sujidades generalizadas, excrementos de insetos, rachaduras desprendimento da camada pictórica, desprendimento do reboco, manchas de umidade, escoriações, muitas repinturas e ataque de micro-organismos.

A proposta de tratamento é a fixação da camada pictórica, consolidação das fissuras, limpeza com pincel macio, solventes, enzimas e aplicação de fungicidas. A reintegração cromática ficará para uma próxima etapa.

A atividade está sendo realizada pelos alunos da disciplina de Introdução à Conservação e Restauração de Pintura Decorativa, ministrada pela professora Andréa.

A atividade está sendo realizada pelos acadêmicos Bianca Barbosa Bandeira, Carolina Moraes Marchese, Caroline Megier Meller, Clovis Joni de Ávila Madruga, Elisa Elias Cabete, Fernanda Da Silva Rodrigues, Francielle Rosa Dos Santos, Giovana Borges Peres, Helena Amaral Guedes, Jacqueline da Silva Basílio, Juliana Iost Damasceno, Lindsay Rocha Taveira, Mario Fernando Ramos Marques, Milene Sequeira Araújo, Ricardo Coelho Gonçalves, Sandra Cedrez Macedo Oliveira e Sidnei Louro Jorge Júnior.

Atividade começou nesta semana e está ocorrendo às segundas–feiras, das 18h às 21h. A intervenção prossegue nos dias 11 e 18 de dezembro.

Publicado em 07/12/2017, em Destaque, Notícias.
Publicada em 14/12/2017 | 1 acessos
Publicada em 16/02/2017 | 1 acessos
Publicada em 20/11/2017 | 1 acessos
RÁDIO FEDERAL FM

Clique para abrir em uma nova janela.