Ações de prevenção integraram a Semana do Diabetes

De 13 a 17 de novembro, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em conjunto com a Faculdade de Medicina, Centro de Diabetes e Hipertensão, Liga Acadêmica de Medicina e Liga Acadêmica de Endocrinologia, promoveu diversas atividades em alusão ao Dia Mundial do Diabetes. Palestras, orientações, roda de conversa e exames integraram a programação. Entre os temas estiveram a prevenção, direitos dos pacientes diabéticos e nutrição.

Na segunda-feira (13), as atividades foram no Centro de Pesquisa em Saúde (CPS) Dr. Amílcar Gigante. O evento teve início com uma palestra ministrada pela superintendente do HE, Vera Silveira, que falou sobre Prevenção. Entre as recomendações, Vera destacou a importância da prática de atividades físicas regulares, hábitos alimentares saudáveis e o controle de peso.

Em seguida, a assistente social Maristela Irazoqui falou sobre Direitos Legais dos Diabéticos, em uma Roda de Conversa, juntamente com a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Carolina Ulrich e a Liga Acadêmica de Medicina. Na ocasião foram passadas diversas informações sobre acesso à medicação e às fitas para o controle da glicemia. De acordo com a enfermeira, atualmente existem cerca de 3,2 mil pessoas cadastradas na SMS com a doença.

No dia seguinte, as atividades foram realizadas na 45ª Feira do Livro, com orientações realizadas por acadêmicos, profissionais e professores dos cursos de Odontologia, Nutrição, Educação Física, Enfermagem, Medicina e Serviço Social da UFPel. De acordo com a assessora administrativa da Famed, Maria de Lourdes Brasil, foram realizadas coletas de dados dos atendimentos como idade, sexo, valores pressóricos e de glicemia capilar para levantamento estatístico. Aos pacientes de risco, foram feitos os encaminhamentos para controle ou tratamento, com agenda liberada pela SMS. “Os objetivos foram alcançados e a participação e interesse dos próprios pacientes foram peças importantes para o sucesso da Semana”, acrescentou.

Quinta-feira (16), no Ambulatório Famed, aconteceu uma Roda Educativa com a enfermeira podiatra do HE Jaciara Santos, juntamente com a Liga Acadêmica de Medicina. Para finalizar o evento, dia 17, teve uma Oficina de Nutrição Light e Diet, no CPS Dr. Amílcar Gigante.

Publicado em 22/11/2017, nas categorias Destaque, Notícias.