Início do conteúdo

Filosofia terá 1ª Semana Acadêmica Integrada

Simbolizando a unidade de diversas atividades e entendimentos dos cursos de graduação e pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ocorre, de 25 a 29 de setembro, a 1ª Semana Acadêmica Integrada do Departamento de Filosofia da UFPel. As inscrições para ouvintes foram prorrogadas e vão até as 23h59min deste sábado, dia 9 de setembro.

Serão reunidos dois eventos já consolidados: a 30ª Semana Acadêmica dos Cursos de Graduação e a 5ª Semana Acadêmica do Programa de Pós-Graduação. A intenção é criar um espaço de troca de experiências e conhecimentos, onde graduandos e pós-graduandos, irmanados pelos mais nobres sentimentos de humildade e excelência acadêmicas, possam aprender, ensinar, debater, refletir e, em suma, filosofar.

O encontro terá sessões de comunicações, mesas temáticas, minicursos e conferências. Dentre os assuntos que serão debatidos estão “O Conhecimento e a Mente”, “Metaética”, e aprofundamentos em filósofos como Kant, Peirce, Paul Ricoeur, Heidegger e João Duns Scotus.

A participação na Semana pode se dar nas seguintes modalidades: apenas como ouvinte das conferências ou como ouvinte em todo o evento. As certificações variam conforme a modalidade escolhida.

As inscrições são gratuitas. Para participar, é preciso preencher o formulário disponível no site do evento, onde também estão mais informações. Contatos podem ser feitos pelo e-mail saif.ufpel@gmal.com.

A Filosofia na UFPel
A presença da Filosofia na UFPel remonta a agosto de 1984, quando foi criado o curso de Licenciatura Plena em Filosofia, cuja primeira turma iniciou suas atividades no ano seguinte. Em 1997, surgiu a Especialização em Filosofia Moral e Política (atualmente desativada) e, em 2006, o Bacharelado em Filosofia. Em 2007, foi criado o Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Mestrado em Filosofia), com área de concentração em Ética e Filosofia Política, cujas atividades tiveram início em 2008. Em 2014, através da Universidade Aberta do Brasil (UAB), foi implementado o curso de Licenciatura em Filosofia a distância (EAD) e, por fim, coroando todo esse percurso, no segundo semestre de 2015, foi instalado o Doutorado em Filosofia. Assim sendo, o Departamento de Filosofia da UFPel conta com três cursos de Graduação (Licenciatura e Bacharelado presenciais e Licenciatura a distância) e dois cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado).

O total de estudantes atinge a impressionante cifra de 1.732 pessoas (1.450 na licenciatura a distância, 151 na licenciatura presencial, 74 no bacharelado, 40 no mestrado e 17 no doutorado). O corpo docente é formado por 17 professores efetivos, os quais se dedicam à pesquisa sobre variados temas filosóficos, tanto no âmbito da Filosofia Antiga e/ou Medieval, quanto da Filosofia Moderna e/ou Contemporânea. Nesse sentido, numerosos Grupos de Estudos são ofertados todos os semestres, nos quais temas e autores atuais e/ou clássicos podem ser aprofundados. Além disso, diversos Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão estão em andamento, os quais viabilizam a iniciação científica e o amadurecimento científico dos já iniciados. Ademais, existem três periódicos acadêmicos empenhados na publicação de trabalhos inéditos e filosoficamente relevantes: a Revista Enciclopédia de Filosofia (editada pelos discentes da Graduação), a Revista Seara Filosófica (editada pelos discentes da Pós-Graduação) e a Revista Dissertatio (editada pelos docentes). Por fim, ainda há o NEPFil Online, uma editora do próprio Departamento de Filosofia, que publica pesquisas filosóficas de ponta, coletâneas de artigos, materiais didáticos e anais de eventos.

 

Publicado em 06/09/2017, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.