Gestão Ambiental visita usina de energia eólica

Nos dias 23 e 24 de junho, alunos do curso de Gestão Ambiental realizaram atividades na cidade gaúcha de Santana do Livramento, localizada na fronteira com o Uruguai. Durante a atividade foi realizada uma integração com os estudantes do campus do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense localizado na cidade.

Ao visitarem o Complexo Eólico de Cerro Chato, os alunos foram recepcionados com palestra, seguida de visita in loco ao complexo, quando foram apresentados os desafios da gestão ambiental durante as obras civis de implantação, controle de erosão do solo, recuperação de áreas degradadas, prospecção e salvamento de sítios arqueológicos, monitoramento da fauna e proteção e resgate de sítios paleontológicos.

Para a discente, Beatriz Sanchez, vinda de São Paulo (SP) para estudar Gestão Ambiental na UFPel, as visitas contribuíram para melhor compreensão dos conteúdos tratados em sala de aula, e auxiliam no aprofundamento em diferentes temas ambientais, contribuindo para melhor percepção da área profissional em que atuará.

No dia 24, foi a vez de os estudantes partilharem conhecimentos com os colegas do IF-Sul. Na oportunidade, ocorreu a palestra do professor Celso Silva Gonçalves sobre a qualidade das águas superficiais no ambiente rural, apresentando um longo e profundo estudo sobre a qualidade das águas em áreas de plantação de fumo. Na sequência, a professora Claudia Ribeiro do curso binacional de Energias Renováveis discorreu sobre o tema das fontes de energia, apresentando um amplo panorama daquelas utilizadas no Brasil. De forma complementar, apresentou um comparativo entre Brasil e Uruguai na implementação de fontes de alternativas de energia, com destaque ao Plano Nacional de Energia 2008-2030 do país vizinho, que de forma acelerada vem implementando ações para o uso de fontes alternativas de energia.

De acordo com o professor Maurício Pinto da Silva, que coordenou a visita, as atividades visam contribuir com a formação didática e profissional dos discentes, por meio de visita e apresentação guiada e observação de atividades práticas e situações profissionais reais. Quanto a aproximação com o curso binacional, em Santana do Livramento, esta visa a possibilidade de projetos de ensino, pesquisa e extensão entre os cursos, especialmente para o seminário internacional de gestão ambiental transfronteiriça previsto para março de 2018.

Publicado em 26/06/2017, na categoria Notícias.