Início do conteúdo

UFPel recebe o Dia Internacional da Animação

O Dia Internacional da Animação é o maior evento de cinema simultâneo do mundo, e chega à sua 13ª edição em 2016. Neste ano, mais de 200 cidades em todo o Brasil realizarão, no dia 28 de outubro, uma sessão especial de cinema com a exibição de curtas metragens nacionais e internacionais. Além da exibição, alunos e professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) organizaram a Semana Animada, quando ocorrerão diversas palestras e oficinas relacionadas à arte de animar, mercado de trabalho, criação, entre outros assuntos.

O Dia Internacional da Animação tem a proposta de difundir o cinema de animação nacional em todas as regiões do país, proporcionar o contato do público com o trabalho de diretores brasileiros, estimular debates, revelar talentos e despertar o interesse do espectador em assistir filmes de animação.

A iniciativa busca, ainda, reforçar a animação como técnica cinematográfica que pode ser utilizada para realizar obras de distintos gêneros (comédia, terror, romance, entre outros) e para várias faixas etárias.

O Dia também gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura.

Toda a programação do evento tem entrada franca.

Mais Sobre o Dia Internacional da Animação
Em 28 de outubro de 1892, Émile Reynaud realizou a primeira exibição pública de imagens animadas do mundo do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Para celebrar este marco, a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou a comemoração contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. No Brasil, o Dia Internacional da Animação é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) desde 2004.

Conheça as outras cidades participantes e saiba mais informações sobre os filmes em: www.diadanimacao.com.br.
PROGRAMAÇÃO SEMANA ANIMADA UFPel/2016

20 de outubro (quinta-feira)
14h às 17h (Bloco 1 – Auditório)
EXPECTATIVAS (os estudantes – o curso de formação profissional no âmbito universitário – o mercado): Conversa entre estudantes de 6o, 7 o, 8 o semestres que realizaram (ou estão realizando) os filmes de conclusão de curso e o convidado Andrés Lieban (2DLab). O tema principal envolve: 1) as expectativas de quem está se formando nessa área; 2) as expectativas do curso (Cinema de Animação – UFPel) ao questionar-se se atinge o patamar indicado pelo mercado do trabalho; 3) expectativas do mercado de trabalho para os estudantes em vias de se formar. Assistir os filmes de TCC e conversar sobre experiências, expectativas, fortalezas e fragilidades na formação do curso (Cinema de Animação – UFPel) pelo ponto de vista dos estudantes que estão próximo da sua formação profissional versus expectativas do mercado de trabalho nesta área.

Público: preferência de vagas para estudantes do Cinema de Animação nos 6o, 7 o, 8 o semestres. Se houver vagas sobrando, outros estudantes do Cinema de Animação poderão entrar na sala após as 13h50min, mediante apresentação de senha.

Vagas limitadas: distribuição a partir das 13h30min, na porta do Auditório 1 (Centro de Artes)

20 de outubro (quinta-feira)
19h às 22h (Bloco 1 – Auditório)
MERCADO DE TRABALHO: bate-papo com Andrés Lieban (2DLab) sobre o mercado de trabalho no campo da animação (curtas, longas, séries, licenciamentos de produtos, etc).

Público: preferência de vagas para estudantes do Cinema de Animação. Se houverem vagas sobrando, outros estudantes da UFPel poderão entrar na sala após às 19h, mediante apresentação de senha.

Vagas limitadas: distribuição a partir das 18h30min, na porta do Auditório 1.

21 de outubro (sexta-feira)
9h30min às 11h30min (salas 101 e 102, bloco 2)
OFICINA TEATRO DE OBJETO: dinâmicas sobre atuação para animadores, aprimoramento do senso de timing dramático e emocional.

Público: preferência de vagas envolve dois critérios: 1) ser estudante do Cinema de Animação, 2) ter, consigo, dois objetos para a oficina (um objeto comum do seu uso cotidiano diário e outro com grande valor afetivo para o (a) estudante). Se houver vagas sobrando, outros estudantes da UFPel poderão entrar na sala após as 9h30min, mediante apresentação de senha e preferencialmente acompanhado dos objetos.

Vagas limitadas: distribuição a partir das 9h10min, na porta da sala 101 (bloco 2). As salas 101 e 102 são com tablado, então o estudante precisará estar com os pés descalços ou então usando meias (qualquer tipo de sapato não é permito no uso sobre o tablado).

Material solicitado: dois objetos por estudante – um objeto comum do seu uso cotidiano diário e outro com grande valor afetivo.

21 de outubro (sexta-feira)
14h às 17h (sala 306, bloco 2)
OFICINA DE ROTEIRO, SÉRIE ANIMADA PARA TV: oficina de elaboração criativa de um projeto de série animada para TV, com uma dinâmica onde todos poderão contribuir. Andrés Lieban (2DLab) será o mediador das ideias. Ao final, o encerramento retoma um conceito original de série para ser eventualmente desenvolvida por estes ou estudantes do curso.

Público: preferência de vagas para estudantes do Cinema de Animação. Se houver vagas sobrando, outros estudantes da UFPel poderão entrar na sala após as 13h55min, mediante apresentação de senha.

Vagas limitadas: distribuição a partir das 13h30min, na porta da sala 306 (bloco 2)

Material solicitado: material para anotações (caneta, papel/bloco).

21 de outubro (sexta-feira)
19h às 22h (Cine UFPel)
ENCONTRO ANIMADO COM ANDRÉS LIEBAN: projeção de curtas e episódios de séries realizados pela 2DLab sob a coordenação de Andrés Lieban, bate-papo com o convidado.
https://www.facebook.com/cineu fpel

28 de outubro (sexta-feira)
15h às 16h30min (Cine UFPel)
DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO: projeção de curtas de animação nacional e internacional.

Público: livre acesso para crianças, estudantes da UFPel e comunidade em geral.

Lista dos filmes: http://www.abca.org.br /dia/filmes-2016/mostra-infantil/

28 de outubro (sexta-feira)
19h às 22h (Cine UFPel)
DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO: divulgação dos resultados do Desafio 1X1 (http://desafioumporum.blogspot.com.br), abertura da cerimônia comemorativa do Dia Internacional da Animação (http://www.abca.org.br/dia/)

28 de outubro (sexta-feira)
19h30min às 20h30min (Cine UFPel)
DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO: mostra de filmes nacionais.
Lista dos filmes (confira da classificação): http://www.abca.org.br/dia/filmes-2016/mostr a-nacional-2016/

28 de outubro (sexta-feira)
20h30min às 22h (Cine UFPel)
DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO: mostra de filmes internacionais
Lista dos filmes (confira a classificação): http://www.abca.org.br/dia/filmes-2016/mostr a-internacional-2016/

Publicado em 21/10/2016, na categoria Notícias.