UFPel apresenta nos EUA design para clubes de programação e robótica

Design do projeto foi apresentado na Universidade da Califórnia, Irvine

collagepresentation_dml2016No dia 6 de outubro, o grupo de pesquisa Comunicação Culturas e Tecnologias (CoCTec) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) apresentou nos Estados Unidos o design do projeto para os clubes de programação em escolas públicas da cidade de Pelotas. O projeto foi apresentado pela pesquisadora colaboradora do CoCTec Carolina Rodeghiero, durante a conferência Digital Media & Learning, que é organizada e promovida pelo grupo de mesmo nome, o DML Research Hub, reunindo pesquisadores de renome de diversas partes do mundo no que diz respeito a questões de aprendizagem e mídias digitais na promoção da igualdade.

De 5 a 7 de outubro, na Universidade da Califórnia – Irvine, o grupo da UFPel teve a oportunidade de conversar com pesquisadores que já implementaram projetos semelhantes em suas comunidades, conhecendo os avanços e dificuldades que tiveram em sua realização. Além disso, o CoCTec firmou contato com integrantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT) que fazem parte do Scratch Team, equipe responsável pela criação e manutenção da ferramenta de programação em blocos traduzida para 40 idiomas, reunindo uma comunidade online composta por mais de 12 milhões de pessoas.

O projeto para os clubes de programação visa desenvolver o pensamento computacional principalmente em estudantes da rede pública de ensino pelotense, por meio de roteiros de programação e de robótica. Segundo a coordenadora do CoCTec professora da UFPel Rosária Sperotto, o principal objetivo do grupo, que atualmente promove treinamento gratuito para professores e profissionais interessados, é realizar atividades que promovam o desenvolvimento do pensamento computacional e seus benefícios aos estudantes, engajando-os em uma comunidade por meio de clubes de programação que funcionarão nas próprias escolas, sob a liderança de professores, profissionais e voluntários comprometidos com o Programa.

O design apresentado nos EUA tem como base o entendimento do que é pensamento computacional e seus benefícios para todas as áreas do conhecimento. O programa desenvolvido pela UFPel contribui para seu desenvolvimento por meio de aulas de programação, robótica e computação educacional livre, observando as possibilidades de pesquisa acadêmica que surgem a partir da implementação dos clubes. O professor do Centro de Engenharias da UFPel e doutorando em Computação, Christiano Ávila explica que CoCTec trabalha em parceria com outro grupo da UFPel “Explorando o Pensamento Computacional para a Qualificação do Ensino Fundamental (EXPPC)”, coordenado pela Profa. Simone Cavalheiro, que  mantém, encontros com alunos do ensino fundamental, guiados por bolsistas e voluntários de diferentes cursos da UFPel, que objetivam desenvolver habilidades do pensamento computacional, em alguns momentos sem utilizar dispositivos eletrônicos e em outros fazendo uso de computadores e kits de robótica. Na próxima semana o grupo CoCTEc vai iniciar atividades por meio de um clube de programação piloto, para crianças de rede pública na faixa dos 7 aos 11 anos.

Publicado em 20/10/2016, na categoria Notícias.