UFPel recebe pesquisadores portugueses em codificação de vídeos

Três pesquisadores portugueses estão na UFPel, desta segunda-feira (29) até o dia 8 de setembro, em missão de trabalho no Grupo de Arquiteturas e Circuitos Integrados (GACI), no âmbito de um projeto de cooperação internacional entre a UFPel e a Universidade de Coimbra.

A vinda dos professores está dentro do projeto de cooperação na área de codificação de vídeos, financiado conjuntamente pela Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT, Portugal) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), chamado Algoritmos e arquiteturas para codificadores de vídeo 3D compatíveis com a norma HEVC/H.265, iniciado em março de 2015.

O trabalho é coordenado no Brasil pelo professor Luciano Volcan Agostini (UFPel) e em Portugal pelo professor Luis Alberto da Silva Cruz (UC).

Os portugueses proferirão palestras na UFPel nestas terça, quarta e quinta-feira.

Palestrante: Pedro António Amado Assunção.

Instituição: Instituto Politécnico de Leiria (IPL) / Instituto de Telecomunicações (IT), Portugal.

Título: Técnicas de reconstrução de mapas de profundidade para vídeo multivista sujeito a erros de transmissão.

Data: 30/08/2016, terça-feira.

Local: Auditório Acadêmico, campus Anglo, UFPel.

Palestrante: Lino Miguel Moreira Ferreira.

Título: Métodos de sumarização de vídeo 2D e 3D.

Data: 31/08/2016, quarta-feira.

Local: Auditório Acadêmico, campus Anglo, UFPel.

Palestrante: Luis Alberto da Silva Cruz.

Instituição: Universidade de Coimbra (UC / Instituto de Telecomunicações (IT), Portugal.

Título: Actividades de pesquisa em processamento de imagem e vídeo a decorrer no IT-Coimbra/DEEC UC.

Data: 01/09/2016, quinta-feira.

Local: Auditório Acadêmico, campus Anglo, UFPel.

Publicado em 29/08/2016, na categoria Notícias.